Ranking de inovação coloca IBM e Samsung em primeiros e Apple em 11º lugar

1 min de leitura
Imagem de: Ranking de inovação coloca IBM e Samsung em primeiros e Apple em 11º lugar

A firma de equipamentos industriais Kempler Industries divulgou recentemente uma lista que promete trazer discussões no mercado de tecnologia. Ela criou um ranking de “empresas mais criativas” do mundo, baseado no número de patentes registradas pelas companhias de tecnologia. Assim, a IBM, a Samsung e a Canon aparecem nas primeiras posições, enquanto a Apple, considerada por muitos uma empresa com conceitos inovadores, está apenas na 11ª colocação.

A tabela conta com a grande maioria dos grupos ligados à tecnologia e além da Maçã lá atrás, chama a atenção do fato da Samsung ser listada duas vezes, tanto em seu conjunto geral com todas suas áreas de atuação quanto a Samsung Electronics, que se dedica ao setor de dispositivos móveis. A Intel, a LG, a Qualcomm, a Google e a Microsoft também podem ser vistas entre os dez primeiros.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Confira abaixo:

inovação

De acordo com o estudo, chamado “Inovação em todo o mundo: onde as patentes ganham vida”, a Califórnia ocupa o primeiro lugar na lista de estados dos Estados Unidos com o maior número de patentes per capita nos últimos cinco anos, seguida por Massachusetts, Washington e Minnesota. O último da lista é o Mississippi, seguido pelo Alasca e a Virgínia Ocidental. Em termos de patentes per capita dos países, também nos últimos cinco anos, os Estados Unidos estão em terceiro lugar, atrás de Taiwan e Israel.

inovação

Embora a criação de um ranking para mensurar a criatividade das empresas seja algo louvável, há muitas questões com relação a essa metodologia, até porque nem todas as patentes registradas chegam a se tornar realidade — e quantidade de projetos não seria, afinal, a melhor forma de medir inovação, certo? Além disso, essa métrica poderia ser mais apurada incluindo opiniões da própria indústria e dos consumidores, entre outros elementos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.