Nintendo desativa ferramenta usada por fãs para criar jogos de Pokémon

1 min de leitura
Imagem de: Nintendo desativa ferramenta usada por fãs para criar jogos de Pokémon

O Pokémon Essentials, ferramenta pela qual os fãs do Pokémon podiam criar jogos não oficiais baseados na franquia, foi retirado do ar nesta semana. A Nintendo alegou que o projeto, incluindo sua Wiki, violava os direitos autoriais pertencentes a ela. Todos os arquivos para download e as instruções de como criar os jogos desapareceram.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O superintendente final do projeto Essentials, Maruno, deu a notícia pelo Twitter. A atitude da Nintendo coincide com o fato de ela estar se preparando para lançar novos títulos do Pokémon no próximo outono do Hemisfério Norte – primavera por aqui.

A notícia pegou os fãs de surpresa, já que a Wiki vinha funcionando a todo vapor. O Pokémon Essentials era importante para a comunidade de fãs, pois tornava simples a criação de jogos, com recursos como arrastar e soltar mapas, arquivos de músicas e design de personagens, entre outros. O projeto obteve bastante sucesso devido à Wiki altamente organizada.

Muitos usuários que se envolveram com o Essentials e puderam expressar sua criatividade, descobrindo os detalhes de desenvolvimento do jogo, agora não poderão mais continuar. Resta aos fãs se recuperar do choque aproveitando os títulos que já tinham criado, pois isso a Nintendo não pode tirar deles. 

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.