Amazon rebate boatos sobre sua assistente digital vender muito pouco online

1 min de leitura
Imagem de: Amazon rebate boatos sobre sua assistente digital vender muito pouco online
Avatar do autor

Quando a febre dos assistentes digitais se intensificou, há pouco mais de dois anos, muitos dos analistas de mercado tinha projeções ambiciosas com relação à venda de itens integrados em plataformas comerciais digitais. Ou seja, muita gente acreditava que a Alexa iria vender bastante, especialmente com toda a rede varejista da Amazon à sua disposição. Ao que parece, isso ainda está longe de se concretizar.

Apenas 2% dos donos de dispositivos com Alexa estariam usando-a para realizar compras online, dizem fontes internas da Amazon

É o que dizem duas “fontes internas” que revelam como funcionam as coisas ao The Information. Segundo essas pessoas, somente 2% dos proprietários de dispositivos compatíveis com a Alexa — como o Amazon Echo — realizam suas compras via e-commerce com ajuda da auxiliar eletrônica. Dentro desse pequeno universo de 2%, quase 90% dos usuários que tentaram efetuar uma transação dessa forma não repetiram a dose. E mesmo aqueles que fazem isso com regularidade, apenas utilizam o serviço dessa forma para o abastecimento de pequenos suprimentos domésticos.

Uma das razões para isso seria porque não é preciso pesquisar, pensar ou avaliar muito para comprar pequenos itens do cotidiano. Já para comprar objetos mais caros, a exemplo de TVs ou computadores, seria necessário observar melhor as configurações e fotos, por exemplo — informações que a Alexa não é muito craque em fornecer por enquanto.

Amazon diz que “não concorda com esses números”

Bem, isso não quer dizer que esse setor vá diminuir ou desaparecer, pelo contrário. Com o aumento de aparelhos com assistentes digitais, assim como mais promoções específicas para os gadgets e até mesmo dispositivos com telas e outros aprimoramentos, é possível ver uma alta nesses números muito em breve.

Aliás, a própria Amazon, depois de saber que essas fontes internas fofocaram a baixa nas vendas para o The Information, respondeu ao Ars Technica: “não concordamos com os números representados no artigo. Milhões de clientes usam a Alexa para fazer compras porque é a maneira mais conveniente de obter necessidades momentâneas. É muito simples dizer 'Alexa, pedir detergente', enquanto você lava a louça, ou 'Alexa, peça papel de copiadora', ao chegar à última folha. Queremos permitir que os clientes façam compras de qualquer maneira que seja mais fácil para eles”.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Amazon rebate boatos sobre sua assistente digital vender muito pouco online