Microsoft leva experiência de leitura com IA para a Bienal do Livro de SP

2 min de leitura
Imagem de: Microsoft leva experiência de leitura com IA para a Bienal do Livro de SP

A 25ª edição da Bienal do Livro de São Paulo já está acontecendo e pela primeira vez a Microsoft vai fazer parte do evento. Para justificar essa aparição inusitada, a gigante da tecnologia vai levar para a feira um projeto que mistura a experiência de leitura com inteligência artificial, mostrando o que pode ser o futuro do hábito de ler para as pessoas mais conectadas. Já imaginou ter um assistente inteligente para ajudá-lo com suas leituras? Pois isso está cada vez mais próximo da realidade.

Nesta edição, a Microsoft expõe o ALi, um Assistente Literário Inteligente capaz de interagir e responder perguntas dos visitantes sobre o livro “Vamos Pensar + um Pouco”, nova obra de Mario Sergio Cortella e Mauricio de Sousa. Criado com base em recursos de Inteligência Artificial da Microsoft, o ALi estará acessível por meio de um totem da Apek¸ fornecedora de tecnologia touchscreen de sensoriamento óptico, capaz de identificar pessoas e objetos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Tencologia para todos

Experiências como o Assistente Literário Inteligente são fundamentais pois mostram ao grande público que a IA já é uma realidade

A ideia é que esse tipo de aplicação seja democratizado e que escolas, professores e alunos possam, num futuro não tão distante, desfrutar da tecnologia para ensinar e aprender mais e melhor. Nessa experiência, foi usado o livro de Cortella e Maurício de Sousa, mas a Inteligência Artificial pode aprender com qualquer obra.

Unindo inteligência artificial ao universo da literatura, a aplicação é um convite para que todos os visitantes da Bienal possam experimentar uma interação com IA na prática, compreendendo como funciona uma tecnologia que está cada vez mais presente no nosso dia a dia por meio de diversos recursos.

“A Microsoft assumiu o compromisso de democratizar a Inteligência Artificial, e experiências como o Assistente Literário Inteligente são fundamentais pois mostram ao grande público que a IA já é uma realidade e pode transformar muitas atividades do nosso dia a dia, como por exemplo a forma como interagimos com um livro”, afirma Daniel Maia, gerente de programas acadêmicos da Microsoft Brasil. “Esse potencial pode ser explorado de muitas formas no contexto educacional, ajudando a tornar a realidade de professores e alunos muito mais produtiva, dinâmica e interativa, melhorando os resultados de aprendizagem”, conclui.

Futuro da educação

Outra atividade que a empresa está apresentando lá é a Sala de 2030, com o conceito futurístico de uma sala de aula, com realidade virtual e Minecraft, mostrando o que está mudando e vai mudar para preparar os estudantes para o trabalho do futuro. Além disso, teremos uma sala, no estilo “escape room”, para que os visitantes resolvam um mistério com a ajuda da Inteligência Artificial para desvendar o desaparecimento de uma professora.

A 25ª Bienal do Livro de São Paulo acontece entre os dias 3 e 12 de agosto no Pavilhão de Exposições do Anhembi, Avenida Olavo Fontoura, 1209, Santana. Mais informações no site oficial do evento.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.