Huawei e Oi celebram parceria para modernizar serviço da empresa no Brasil

1 min de leitura
Imagem de: Huawei e Oi celebram parceria para modernizar serviço da empresa no Brasil

A operadora Oi ainda está em processo de recuperação digital e tentando voltar aos trilhos com parcerias de peso. Hoje (26) a empresa anunciou uma aliança com a chinesa Huawei para cuidar de toda a modernização da rede de fibra ótica da operadora e de internet móvel. A ideia é utilizar o equipamento e a tecnologia envolvidos na transmissão em 2G e 3G hoje para levar o 4,5G para a área de cobertura da Oi.

Conforme a Oi informou, as bandas largas fixa e móvel da operadora vão passar por um processo de renovação que vão ter como base contratos com novos fornecedores de serviços e equipamentos. Um novo modelo de negócio chamado FTTH (fiber to the home) deve ser adotado para a implantação da infraestrutura de fibra ótica até mais de 20 milhões de residências cobertas pela Oi.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Por conta da modernização focada na demanda de dados, a Oi planeja a ampliação de "robustez" do backbone de 100 GB e de equipamentos de rede na rede de acesso

A parceria entre as duas empresas foi oficializada ontem na China, na cidade de Shenzhen, onde fica a sede da Huawei. O novo modelo de negócio para implantação de fibra óptica prevê investimento num formato just in time, evitando a construção de infraestrutura ociosa e atendendo com mais precisão a demanda dos clientes por uma banda larga mais robusta. Este modelo já vem sendo implantado em alguns municípios e será acelerado agora com a expansão da rede da Oi.

De olho no futuro

Por conta da modernização focada na demanda de dados, a Oi planeja a ampliação de "robustez" do backbone de 100 GB e de equipamentos de rede na rede de acesso, que compõem a arquitetura single edge. O projeto também quer maior eficiência operacional com a uniformização de fornecedor para gerar ganhos de eficiência por meio da otimização do uso de todas as frequências da rede móvel – ou seja, entre outras medidas, ampliar o refarming de faixas para o LTE.

“Esse projeto estruturante é parte do nosso plano de recuperação judicial. A partir dele esperamos poder levar fibra ótica à casa dos clientes em diversos pontos país e passar a atuar de forma mais agressiva neste mercado, além de ampliar e modernizar a cobertura e a rede móveis. Esse movimento representa mais um avanço na implementação do plano de investimentos previsto no plano negociado com os credores”, disse Eurico Teles, presidente da Oi.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.