Walmart pode instalar sistema de escuta em suas lojas nos Estados Unidos

1 min de leitura
Imagem de: Walmart pode instalar sistema de escuta em suas lojas nos Estados Unidos

Como você reagiria se soubesse que suas conversas são monitoradas toda vez que você vai ao mercado? Pois essa é a discussão em torno de uma notícia recente que envolve os planos da cadeia norte-americana Walmart. Na última semana, a empresa conseguiu a aprovação da patente de um sistema de escuta formado por uma rede de sensores capazes de captar e analisar os ruídos no interior das lojas – incluindo, acredite, tudo o que clientes e funcionários conversam lá dentro.

Segundo a companhia, o sistema ajudaria a avaliar a performance dos empregados e gerenciar demandas pontuais das lojas. “Os sensores nos permitiriam melhorar o processo de checkout dos nossos estabelecimentos através da escuta dos sons produzidos por sacolas, carrinhos e caixas registradoras e não seriam utilizados de nenhuma outra maneira. Os registros de patentes são comuns, e isso não quer dizer que tudo o que está lá será de fato implementado. Estamos sempre buscando aprimorar a maneira como servimos nossos clientes”, explicou o Walmart em comunicado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

As intenções da empresa podem até ser boas, mas, ao menos nos Estados Unidos, a notícia deu gás a uma discussão sobre possíveis ameaças à privacidade de clientes que frequentam as lojas da rede e de seus funcionários. De acordo com a descrição detalhada da patente – documento a que o portal CNET teve acesso –, o sistema captaria desde os bipes dos leitores de mercadorias até os ruídos produzidos por sacolas nos caixas, passando pelas conversas entre clientes e empregados.

Ainda segundo o detalhamento da patente, os sensores permitiriam averiguar possíveis diferenças entre o número de itens registrados em uma determinada compra e a quantidade de produtos efetivamente colocados nas sacolas, além do número de bolsas usadas por cada cliente e até a cordialidade dos funcionários durante o atendimento. Nada garante, porém, que as conversas entre consumidores também não seriam monitoradas. Questionada, a empresa não confirmou se (nem quando) o sistema será de fato implementado nas lojas da rede nos Estados Unidos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.