HBO é criticada e bloqueada na China por piadas em programa

1 min de leitura
Imagem de: HBO é criticada e bloqueada na China por piadas em programa

O portal Greatfire, que monitora a censura de sites populares ao público chinês, divulgou que o acesso ao site da HBO está bloqueado na China desde a semana passada, após o apresentador John Oliver fazer críticas ao governo do país, no programa Last Week Tonight, em edição do dia 17 de junho. Fora isso, o apresentador foi banido da rede social Weibo (equivalente ao Twitter).

Como é possível acompanhar neste link, o bloqueio ao portal da HBO permanece contínuo desde o dia 22 de junho. A motivação são vinte minutos de comentário acerca da economia e governo chineses, por John Oliver. Ele chegou a questionar a prática de censura no país e também satirizou a sensibilidade do presidente Xi Jinping às piadas feitas na internet que o comparam ao personagem Ursinho Pooh. Segundo ele, o incômodo com as piadas revela insegurança por parte do líder chinês.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A indiferença do governo e tentativa de se esquivar das críticas também foi comparada pelo apresentador à polêmica do Facebook, no uso de dados dos usuários. Para ele, assim como as pessoas estão dependentes da comunicação pelas redes sociais e, portanto, não adiantaria reclamar; outros governos não deixariam de negociar com a China, mesmo identificando falhas obscuras.

Apesar do rígido controle que a China faz do conteúdo que seus cidadãos podem acessar pela internet, é comum que os usuários consigam recuperar o acesso. Isso se dá por meio de serviços VPN e demais ferramentas com intuito de contornar a censura na web.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.