Não é mais possível chamar um Uber usando apenas o Google Maps

1 min de leitura
Imagem de: Não é mais possível chamar um Uber usando apenas o Google Maps
Imagem: techapple

O Google Maps começou a permitir que seus usuários chamassem um carro do Uber para levá-los a qualquer lugar sem nunca abrir o app da Uber de fato em janeiro de 2017. Tudo acontecia dentro do Google Maps, inclusive o rastreamento do veículo que vinha ao encontro do passageiro. Só que, na última versão do Maps para Android, a função deixou de existir.

Estamos sempre experimentando novos recursos para o Google Maps

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A Google não revelou os motivos para a remoção dessa funcionalidade, mas a empresa emitiu um comunicado oficial para o TecMundo dando a entender que a mudança se trata de algum tipo de teste. Pode ser também que a empresa tenha simplesmente preferido não falar diretamente sobre o assunto e comentado genericamente sobre a mudança. “Estamos sempre experimentando novos recursos para o Google Maps. Com base nos feedbacks, determinamos se essas alterações serão implementadas permanentemente”, disse a empresa por meio de sua assessoria no Brasil.

O TecMundo também entrou em contato com a Uber para obter algum esclarecimento sobre o caso, mas a empresa não nos deu qualquer resposta até o momento desta publicação. É curioso destacar ainda que, no iOS, essa ferramenta também foi removida, mas isso já aconteceu há meses.

google maps uber

Mesmo com essa mudança, ainda é possível calcular o preço de uma corrida dentro do Google Maps, mas, para de fato pedir um carro, você acaba redirecionado para o app do Uber já com sua rota traçada. Em resumo, o Uber agora está recebendo o mesmo tratamento de 99 e Cabify no Google Maps, que sempre apenas traziam a possibilidade de chamar um carro dessa forma, com o redirecionamento para seu respectivo app.

Razões?

Apesar de não conhecermos as razões por trás dessa ação, existem algumas possibilidades plausíveis. A empresa talvez tenha decidido deixar de colaborar com o Uber após toda a polêmica envolvendo o roubo de tecnologia da Waymo (subsidiária da Alphabet, assim como a Google) por executivos da Uber. A Google também tem uma boa quantia de investimento no Lyft, um dos principais concorrentes do Uber nos EUA. Talvez para igualar a concorrência dentro do Maps, a Google resolveu remover a vantagem que o Uber tinha. Seja como for, nada disso passa de especulação a este ponto.

Mas nós queremos saber a sua opinião sobre o assunto. A integração entre Uber e Google Maps vai lhe fazer falta ou você nunca havia chamado um carro diretamente no app da Google?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.