De acordo com um novo estudo realizado pela Open Signal no Brasil, a Claro tem a rede 4G mais rápida do Brasil. Neste primeiro semestre de 2018, a operadora solidificou sua liderança nesse quesito com uma velocidade média de 28 Mbps de download nos testes da Open Signal, uma marca 27% maior do que a da sua concorrente mais próxima, a Vivo, que marcou uma média de 20 Mbps.

Esses números são resultados de 6,4 bilhões de testes realizados pela Open Signal com seu app medidor de velocidade no Brasil entre o início de março e o fim de maio. Todas essas medições foram feitas com 372 mil dispositivos diferentes em todo o país.

open signal

Apesar de a Claro ter ficado com prêmio de 4G mais rápido do Brasil, quem se destacou mesmo foi a TIM, que atingiu 75,87% de disponibilidade de sinal 4G para seus clientes. Isso quer dizer que, a cada 100 vezes que um cliente da TIM tenta acessar a rede 4G da sua cidade, ele obtém sucesso em 75 delas. Em termos práticos, essa métrica poderia representar a cobertura da operadora.

Claro e Vivo ficaram empatadas nessa medição, ambas com 62% de disponibilidade, mas as duas conseguem ficar bem à frente da TIM em velocidade média de download no 4G. Confira os gráficos.

open signal

open signal

open signal

open signal

3

open signal