NASA libera imagens do planeta Terra guardadas por 20 anos

1 min de leitura
Imagem de: NASA libera imagens do planeta Terra guardadas por 20 anos

A NASA coletou quase duas décadas de imagens do planeta, e elas estão acessíveis para todos. O registro do equipamento espacial MODIS é o mais longo já feito da Terra por meio de satélite; com ele, é possível ver qualquer dia e lugar do globo, a partir do ano 2000. Além disso, vários filtros facilitam a visualização de dados e eventos importantes do período.

Com uma quantidade tão grande de informação, fica até difícil saber por onde começar a explorar essa atualização da ferramenta Worldview. Para destacar certos momentos e mostrar o uso da plataforma, a NASA lançou este vídeo. Nele, podemos enxergar a erupção de um vulcão, um incêndio ou o Furacão Katrina, logo abaixo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A Worldview também oferece diversos filtros que podem ser aplicados à imagem, por meio do botão “Add Layers”. Alguns exemplos são: “Air Quality” (qualidade do ar), “Fires”(incêndios) e “Vegetation” (tipos de vegetação). Mas talvez a parte mais divertida seja o ícone em formato de câmera, que cria uma animação da passagem dos dias no intervalo de tempo de sua escolha. O resultado pode ser transformado em um GIF e compartilhado.

Já a contribuição da ferramenta para pesquisadores é de grande valor, segundo Santiago Gassó, da Universidade Estadual de Morgan, em Baltimore, nos Estados Unidos: “Nos anos 80 e 90, você pegava uma fita física com essas fotos e tinha que a colocar no sistema de processamento. Só então sabia se elas eram utilizáveis. Isso podia levar até semanas. Agora, você procura o período que quiser em questão de minutos, encontra imediatamente as que precisa e faz download. É fantástico!".

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.