Agora sim: Huawei volta oficialmente para o Brasil com P20 Pro

2 min de leitura
Imagem de: Agora sim: Huawei volta oficialmente para o Brasil com P20 Pro

A Huawei, terceira maior fabricante de smartphone do mundo, voltou oficialmente para o mercado brasileiro. A divisão de celulares e smartphones da companhia havia deixado o país há três anos, após uma tentativa malsucedida na qual trouxe apenas aparelhos básicos fabricados localmente, deixando sempre os top de linha de fora. A Xiaomi tentou recentemente a mesma estratégia e também não obteve sucesso. Dessa vez, a Huawei fará diferente: a empresa vai importar incialmente seus modelos mais poderosos, tais como Huawei P20 Pro para o Brasil.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Toda a comercialização e pós-venda serão feitas pela brasileira Positivo, que também vai assumir a assistência técnica dos dispositivos da parceira, uma vez que já possui uma extensa rede de atendimento no país.

Quando viemos para cá da primeira vez, não éramos fortes o suficiente, e não tivemos boa experiência

“Quando viemos para cá da primeira vez, não éramos fortes o suficiente, e não tivemos boa experiência. Agora, entendemos que é a hora certa para trazermos os aparelhos premium”, disse Adam Xiao Ersong, chefe do segmento desenvolvimento de negócios mobile da Huawei, ao TeleSíntese.

Ersong explicou que a comercialização dos produtos da Huawei no Brasil deve começar entre agosto e setembro deste ano, mas não deu qualquer informação sobre os possíveis preços do P20 Pro no Brasil. Contudo, é possível imaginar que os valores não serão baixos, considerando que mesmo lá fora eles já estão em faixas de preço bem premium.

Futuro da marca no Brasil

Mas essa história de importação pode ser temporária. A Huawei revelou que só vai investir na fabricação de seus aparelhos no Brasil quando dominar pelo menos 1% do mercado nacional com os importados. Em outras palavras, quando conseguir vender 5 milhões de aparelhos por ano no nosso mercado.

 Vêm novidades aí em breve

A Positivo, por sua vez, parece animada com a parceria, considerando que os celulares da Huawei não vão competir com os modelos de entrada a brasileira.

"Falaremos mais sobre esse projeto conjunto no lançamento oficial do Huawei P20 Pro no Brasil, no próximo trimestre. O que podemos dizer agora é que a reconhecidíssima em P&D e marca global Huawei vai juntar-se com a expertise da Positivo Tecnologia no ecossistema brasileiro para criar efetivamente uma parceria ganha-ganha e, assim, trazer benefícios consistentes aos consumidores locais. Vêm novidades aí em breve", disse o vice-presidente de Mobilidade e Negócios Internacionais da Positivo, Norberto Maraschin.

A Huawei é hoje a marca mais vendida no mercado chinês, e o seu mais recente top de linha, o P20 Pro foi eleito pelo DxOMark como o smartphone com a melhor câmera do mundo, à frente de aparelhos como Galaxy S9, Xiaomi Mi 8Google Pixel 2 e iPhone X. Mas o que você acha da volta da Huawei para o Brasil? Está animado com os novos aparelhos da marca sendo vendidos localmente? Dê sua opinião na seção de comentários.

Atualização - 07/16/18 - 16h41: O TecMundo recebeu nesta quarta-feira (07) uma atualização da Huawei sobre o assunto. Segundo a empresa, em vez de trazer o P20 e o Mate 10, inicialmente, teremos apenas o P20 Pro no mercado nacional, com mais modelos ainda não confirmados vindo em seguida. A versão original deste artigo falava na vinda do P20 comum e do Mate 10  para nosso país.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.