Chip desktop octa-core com 16 threads da Intel é revelado em benchmark

1 min de leitura
Imagem de: Chip desktop octa-core com 16 threads da Intel é revelado em benchmark
Imagem: notebookcheck

Rumores e indícios de que a Intel estaria trabalhando em um processador desktop octa-core de oitava geração (Coffee Lake) para o consumidor final têm povoado a internet há um bom tempo, mas a primeira pista concreta de que esse componente realmente existe apareceu no início desta semana. Um chip desconhecido da Intel apareceu no SiSoftware com uma boa pontuação e especificações bem interessantes.

Para começo de conversa, ele deve contar com nada menos que oito núcleos, uma contagem bem incomum no mercado de processadores desktop. No momento, apenas a AMD tem uma oferta nessa categoria. Fora isso, o chip vai contar com 16 threads e bastante memória cache: 16 MB em L3 e 2 MB em L2.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

sisoftware

É curioso destacar, entretanto, que os núcleos desse novo chip registraram velocidade básica de apenas 2,6 GHz, o que não é exatamente espetacular para um chip top de linha. De qualquer maneira, é muito provável que a versão final do componente supere bastante a marca desse protótipo, o que acontece frequentemente após esse tipo de vazamento em testes de benchmark.

Espera-se ainda que o novo processador seja compatível com padrões de placas-mãe atuais, incluindo as Z370 já fabricadas por uma série de empresas. Ainda assim, o chip deve ser o primeiro a funcionar com as Z390.

Não há qualquer informação sobre quando a Intel vai começar a vender esse novo processador de fato no mercado, mas as unidades de teste que a empresa deve disponibilizar para as fabricantes de PCs devem chegar já em junho deste ano.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.