Canonical identifica programa que minerava criptomoedas em segundo plano

1 min de leitura
Imagem de: Canonical identifica programa que minerava criptomoedas em segundo plano

Em um post em seu blog, a Canonical, responsável pelo Ubuntu e proprietária da loja de aplicativos Snapcraft, identificou um programa disponibilizado em sua plataforma que estava minerando criptomoedas em segundo plano.

O programa era open-source e possuía licenças que permitiam a inclusão de um software de mineração. Esse fato torna plausível a possibilidade de que talvez o desenvolvedor não tivesse conhecimento sobre a monetização através de mineração. Como forma de precaução, todos os snaps inseridos por ele foram retirados da loja, com as identificações sendo mantidas em sigilo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Não surpreende que a questão seja tratada assim, considerando que a Canonical procura transformar o projeto em uma referência para programas no Linux. A situação, além de expor o problema, coloca em questão a legitimidade de se utilizar a mineração de criptomoedas como modo de monetizar um software.

1

A possível utilização desse recurso tem aparecido mais frequentemente nos últimos tempos. Como exemplo, temos o site de notícias Salon, que apresenta um aviso para quem utiliza bloqueadores de notícias, dando a opção de desativar a função ou autorizando que o site minere criptomoedas enquanto a pessoa acessa o conteúdo.

A própria Canonical, no post feito, diz que não existem regras proibindo a mineração em segundo plano por programas ou plugins. O grande problema está em não ter o consentimento do usuário, e foi isso que levou a empresa a retirar todos os softwares do desenvolvedor da plataforma.

O conteúdo disponível na Snapcraft é verificado de forma automatizada e, quando um alerta é emitido, passa por uma análise manual. Apesar disso, devido à complexidade dos programas, é impossível verificar o código linha a linha; sendo assim, segundo eles, a melhor forma de evitar esse tipo de problema é focar na origem do software, e não nos programas já publicados.

A Canonical informou também que esperava situações semelhantes, considerando o crescimento da plataforma, mas que medidas serão tomadas para que a segurança se mantenha.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.