De acordo com informações publicadas hoje (03) pelo New York Times, a Apple contratou um ex-engenheiro da Google que foi responsável por disseminar o uso de inteligência artificial na gigante das buscas. A partir de agora, John Giannandrea deve liderar os esforços em IA da Apple, provavelmente com foco na assistente digital Siri.

Segundo um email interno obtido pelo periódico norte-americano, o Tim Cook teria informado a chegada de Giannandrea à Apple explicando que o novato “compartilha nosso comprometimento com a privacidade dos clientes e nossa abordagem meticulosa”.

Maçã está preparada para tornar IA uma parte mais central de seus produtos

Não se sabe exatamente qual cargo Giannandrea vai ocupar na Apple, mas parece que o novo executivo vai se reportar diretamente ao CEO Tim Cook, dando a entender que usa posição na empresa é de grande importância. Isso ainda deixa transparecer que a empresa da Maçã está preparada para tornar IA uma parte mais central de seus produtos.

Siri defasada?

Nos últimos anos, a Apple vem sendo duramente criticada pelo fato de sua assistente digital ser sensivelmente pior que as concorrentes como Alexa da Amazon, Cortanada Microsoft e principalmente o Google Assistente. Mesmo a Maçã tendo lançado seu produto primeiro, ela simplesmente não conseguiu trabalhar com inteligência artificial tão bem quanto suas adversárias, ficando para trás nessa corrida. A Siri é tão defasada frente aos concorrentes que o fato de ela estar no HomePod foi considerado um ponto negativo por veículos internacionais que analisaram o produto e apontaram as limitações causadas pela assistente.

Não sabemos se, com a chegada de Giannandrea à Apple, essa situação pode começar a mudar, mas é improvável que a atuação do engenheiro surta efeitos tão rapidamente.

Cupons de desconto TecMundo: