Todo mundo sabe que dirigir cansado está longe de ser uma boa ideia, né? Afinal, o cansaço e o sono podem ser os maiores inimigos de um motorista, que perde sua atenção e pode se envolver em acidentes graves, junto de outras pessoas inocentes. 

Pensando nisso, a Subaru equipou seu último veículo, o Subaru Forester, com um recurso interessante. Agora, o carro possui uma assistente de direção, com o bônus de reconhecimento facial. Mas como essa tecnologia pode ajudar a evitar acidentes?

De acordo com a empresa, o recurso DriverFocus é voltado para o monitoramento do motorista e funciona com um software de reconhecimento facial que identifica se o motorista está mostrando sinais de cansaço ou distração, além de armazenar também as preferências de cada um de posição do banco, climatização e outros. Segundo o portal The Verge, a Subaru é a única fabricante que possui esse recurso, que estará disponível apenas na versão Touring do veículo Forester.

1

Já o recurso de nome EyeSight é o conhecido assistente de direção que possui freios automáticos, sensores para manter o carro na faixa e outros recursos. Esse sistema, por sua vez, está presente em todas as versões do Forester.

Claro que outras empresas do ramo não poderiam ficar para trás, e a Cadillac, por exemplo, dispõe da tecnologia de direção chamada Super Cruise, que permite que o motorista tire as mãos do volante em uma rodovia.  

Como não poderia ser diferente, esse sistema também possui recursos para identificar se o condutor está prestando atenção na direção. No caso da Super Cruise, são utilizadas luzes infravermelhas para identificar a posição da cabeça do motorista para detectar se ele está atento ou não.