Esta coleção de protótipos antigos da Apple está à venda no eBay

1 min de leitura
Imagem de: Esta coleção de protótipos antigos da Apple está à venda no eBay

Uma coleção impressionante de protótipos da Apple está à venda no eBay. O fato curioso é responsabilidade de Hap Plain, um colecionador que tem como passatempo procurar e comprar produtos da empresa que nunca foram lançados para o público. Foi nessa busca que ele conseguiu encontrar um monitor Cinema Display assinado por Steve Wozniak, cofundador da companhia, por exemplo.

Tudo começou quando ele havia acabado de sair da universidade e passou a fazer bicos modificando o Power Mac G4 Cube, lançado em 2000. Ficar muito tempo na internet caçando computadores antigos acabou fazendo com que ele desse de cara com sua primeira aquisição como colecionador: um Macintosh SE

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O interesse no negócio só aumentou, o que colocou Plain em contato com outros vendedores e até mesmo engenheiros da Apple que haviam deixado a companhia e tinham levado alguns protótipos para casa. Ele criou uma reputação no meio, a ponto de começar a receber e-mails de desconhecidos que tinham itens antigos prontos para serem vendidos.

Plain não guarda tudo para si, colocando no eBay muitos dos protótipos que encontra durante suas procuras. Lá você pode achar um protótipo do Lisa 2 dentro de um Lisa 1, por exemplo, ou um protótipo do Macintosh Portable, do qual só existem outros três no mundo, todos sendo parte de coleções particulares. Está tudo disponível na página dele no site de leilões, com o produto mais caro chegando a receber lances de R$ 50 mil.

E Plain parece não ter planos de parar, tendo adquirido também produtos mais novos do catálogo da empresa, como as primeiras gerações do iPhone e do iPad, que saíram em 2007 e 2010, respectivamente. Quem sabe um dia, na próxima década, a gente não veja um iPhone X clássico aparecendo por aí.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.