Poucas coisas são tão frustrantes quanto precisar resolver problemas com operadoras de celular, certo? Afinal, os clientes podem passar longas horas de espera enquanto aguardam atendimento para problemas que podem ser solucionados de formas simples, como informações sobre a conta ou dados móveis. Pensando nisso, a Vivo está deixando as coisas um pouco mais fáceis para os clientes.

No dia 25 de fevereiro, a Telefónica, matriz da operadora na Espanha, apresentou uma novidade bem interessante na MWC (Mobile World Congress). Trata-se da assistente Aura, que possui inteligência virtual criada de forma bastante parecida com a da Siri e da Cortana e promete facilitar a relação dos clientes com a tecnologia.

A Aura funciona no aplicativo da própria Vivo, chamado "Meu Vivo Mais". Nele, o cliente pode consultar informações como o valor de créditos ainda disponíveis, o quanto de dados ainda pode ser utilizado, a data de vencimento da conta e outros. Confira no tutorial abaixo como utilizar a Aura:

Fazendo o cadastro no app 

  • Primeiro, baixe o aplicativo "Meu Vivo Mais". 
  • Se essa for a primeira vez que você está utilizando o app, será mostrada uma mensagem para você fazer um cadastro.

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  • Insira o número do seu celular da Vivo e toque em “Continuar”.

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  • Digite o código recebido para confirmar seu cadastro.
  • Pronto!

Utilizando a Aura

  • Abra o app “Meu Vivo Mais”.

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  • Você verá um botão localizado no meio da parte inferior da tela. Toque nele.
  •  Caso você queira utilizar os recursos do comando de voz, toque no ícone do microfone.

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  • Você pode perguntar a respeito do seu consumo de dados, por exemplo. As informações serão mostradas no aplicativo, junto de links para você ver o histórico das suas últimas contas.

Se você preferir simplesmente digitar uma pergunta, em vez de utilizar o microfone, é só tocar no ícone do teclado. A resposta aparecerá de forma semelhante, também com links para que o cliente verifique os dados das contas.

Vale lembrar que, apesar de a Aura ter sido criada nos moldes da Cortana e de similares, ela não realiza as mesmas funções, uma vez que é voltada para auxiliar os clientes com informações a respeito de seus planos e contas. Assim, você não pode perguntar a ela sobre como está o trânsito ou a previsão do tempo, por exemplo. Contudo, ela pode ser bem útil na hora de te ajudar a saber quando a conta vai vencer e outras questões similares.

Segundo a Vivo, o usuário pode perguntar à assistente "Quando ficarei sem dados?", para verificar a data exata em que a franquia acaba. Contudo, ao realizarmos testes, a Aura não conseguiu exibir a resposta; no lugar, recebemos a mensagem "Essa informação está indisponível no momento".

 O “Meu Vivo Mais” está disponível para smartphones Android e iOS.