Um erro no serviço de compra e venda de bitcoins Zaif, do Japão, permitiu que pessoas adquirissem bitcoins sem pagar nada por isso. De acordo com o site japonês The Asahi Shimbun, a falha ocorreu pelo intervalo de apenas 18 minutos no último dia 16, mas foi trazida a público pela plataforma somente nesta semana.

Segundo a reportagem, no curto período, sete pessoas tentaram adquirir qualquer quantia da criptomoeda gratuitamente. Uma dessas pessoas tentou adquirir uma quantia equivalente a nada menos do que US$ 20 trilhões (2.200 trilhões de ienes) e conseguiu. Após a identificação da falha, porém, as negociações foram completadas pela Tech Bureau Corp, a companhia responsável pela Exchange, e ninguém saiu lucrando com ela.

A companhia se desculpou com os seus clientes pelo problema e garantiu que tomará medidas apropriadas para reforçar a infraestrutura de seus serviços. Contudo, isso não foi o suficiente para evitar que as autoridades financeiras do Japão iniciassem uma investigação para apurar a conduta da empresa em relação à segurança do sistema e também a outras práticas comerciais.