Tesla pode criar a maior 'usina elétrica virtual' do mundo na Austrália

1 min de leitura
Imagem de: Tesla pode criar a maior 'usina elétrica virtual' do mundo na Austrália
Imagem: Tesla

Tesla e a Austrália Meridional estão juntas mais uma vez em prol de alternativas para a distribuição de energia elétrica, a partir de um modelo colaborativo e sustentável. A ideia é criar a maior “usina elétrica virtual” do planeta, em um sistema que distribui de forma inteligente o excedente produzido em cada um dos 50 mil lares participantes.

As casas seriam equipadas com painéis solares de 5kW e uma bateria Tesla Powerwall 2 com capacidade para 13.5 kWh. O projeto, com duração de 4 anos, prevê geração de 250 MW, suficientes para atender a aproximadamente 20% dos requisitos diários do Estado. A rede também serviria como apoio no caso de apagões e baixaria em cerca de 30% as contas mensais dos consumidores.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Confira a explicação ilustrada no vídeo abaixo:

Testes já começaram em 1,1 mil casas

O governo da Austrália Meridional quer aproveitar o bom relacionamento com a Tesla na construção da maior bateria do mundo para concretizar esse projeto. Os testes já começaram em 1,1 mil casas, e a ideia é expandir para mais 24 mil, em breve, e chegar aos 50 mil até 2022.

A iniciativa será financiada tanto pela venda da própria eletricidade quanto pelo Estado, com subsídios de US$ 1,6 milhão e empréstimo de US$ 23,8 milhões junto ao Fundo de Tecnologia Renovável da administração pública.

tesla austrália meridionalMaior bateria do mundo, criada pela Tesla, para resolver os problemas de apagões na Austrália Meridional

Além disso, há um interesse das autoridades para que o processo seja agilizado: o primeiro-ministro australiano Malcom Turnbull discorda dessas soluções energéticas e chama as ideias de Jay Weatherill, premier da Austrália Meridional, de “experimentos imprudentes”. Com o sucesso dessa investida, Weatherill teria um grande trunfo nas mangas na busca da reeleição do pleito, que acontece no dia 17 de março.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.