Samsung traz novidades em sua linha de SSDs com o 860 Evo e 860 Pro

2 min de leitura
Imagem de: Samsung traz novidades em sua linha de SSDs com o 860 Evo e 860 Pro

Quatro anos depois de lançar a linha de SSD 850, a Samsung anunciou os substitutos das suas unidades de estado sólido: a linha 860 chega nas versões Evo e Pro. O SSD (solid state drive) é uma alternativa confiável aos tradicionais discos rígidos nos PCs, e a Samsung conseguiu popularizar os drivers com a linha 850. Agora, a empresa sul-coreana apresenta a sucessora da linha 850 com algumas melhorias.

De 2014 para cá, houve algumas atualizações importantes para melhorar o desempenho do SSD 850, mas a Samsung decidiu que era hora de renovar os drivers. As mudanças não foram radicais, mas a principal delas está na memória flash 3D NAND, que pulou da versão de 48 camadas para a de 64 camadas. Outras diferenças estão no novo controlador MJX e na memória DRAM LPDDR4, que deixa para trás a LPDDR3 da geração anterior.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Assim como na linha 850, a versão Pro tem uma configuração levemente superior à do modelo Evo. No Pro, a velocidade de leitura é de 560 MB/s, e a de escrita é de 530 MB/s, enquanto o modelo Evo tem 550 MB/s de velocidade de leitura e 520 MB/s de escrita. Outro ponto é que a versão Pro utiliza a tecnologia MLC de 2 bits na memória flash, enquanto o SSD Evo tem o Samsung V-NAND 3 bits, que também é chamado de TLC (triple level cell). Essa última tem fama ser mais lenta e um pouco menos confiável, portanto essa pequena diferença pode ser decisiva para o desempenho no PC.

Dessa forma, não seria exagero dizer que não compensa muito correr para trocar seu SSD Samsung 850 Evo pela mesma versão na linha 860. Se achar que é necessário trocar seu hardware, considere ir direto para a versão Pro, mais completa e mais rápida.

Capacidade e preços dos novos SSDs da Samsung

A linha 860 Evo está disponível com capacidade de 250 GB, 500 GB, 1 TB, 2 TB e 4 TB na versão de 2,5 polegadas. Já no formato M.2, as capacidades são de 250 GB, 500 GB, 1 TB e 2 TB. Para a versão mSata, a Samsung colocou à disposição as capacidades de 250 GB, 500 GB e 1 TB.

Já o SSD Samsung 860 Pro chega com capacidades que variam entre 256 GB, 512 GB, 1 TB, 2 TB e 4 TB. O Pro está disponível só na versão de 2,5 polegadas, por isso as opções de capacidade são em menor número do que o modelo Evo.

Os novos SSDs já estão à venda na loja online da Samsung, mas por enquanto só nos Estados Unidos. Os preços variam entre US$ 139,99 e US$ 1.899,99. Os preços mais caros se referem à versão Pro, para quem estiver disposto a fazer um upgrade significativo no seu SSD.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.