O órgão sul-coreano equivalente a nossa Anatel estaria pressionando a Apple para que a empresa se explique em detalhes a respeito do escândalo envolvendo iPhones antigos perdendo desempenho. A Apple admitiu publicamente que corta a performance desses aparelhos para preservar a vida útil da bateria.

As informações são do The Korea Herald, que citou fontes anônimas ligadas à indústria mobile na Coreia do Sul. “Estamos esperando receber algumas respostas sobre a possibilidade de a Apple ter de fato restringido a performance de seus iPhones antigos e tentado esconder isso de seus clientes”, teria dito um porta-voz da Comissão de Telecomunicações Coreana.

Não tem autoridade para realizar uma investigação propriamente dita na Apple ou mesmo aplicar medidas punitivas

Apesar de poder fazer pressão na marca norte-americana, essa comissão não tem autoridade para realizar uma investigação propriamente dita na Apple ou mesmo aplicar medidas punitivas. Mesmo assim, órgãos responsáveis do país vêm investigando a atividade da Apple na Coreia do Sul pelo fato de a empresa supostamente estar realizando contratos ilegais ou injustos com operadoras locais.

Legisladores do país asiáticos também já trabalham na criação de novas leis para que empresas multinacionais como a Apple se enquadrem nas mesmas regras que as locais, como Samsung e LG.

A treta

Depois de suspeitas levantadas por um teste realizado por um usuário do Reddit em um iPhone antigo que subitamente recuperou seu desempenho original após uma troca de bateria, a Apple admitiu que o iOS limita automaticamente o desempenho dos processadores dos iPhones quando as baterias desses aparelhos começam a ficar degradadas e, por isso, entregam menos voltagem ao sistema.

A fabricante afirma que, com isso, consegue prevenir que esses dispositivos desliguem sozinhos sem nenhuma razão aparente. Entretanto, essa ação nunca foi comunicada aos usuários, que vêm acusando a fabricante de prática predatória da obsolescência programada, forçando usuários a trocarem seus aparelhos antigos por novos.

Cupons de desconto TecMundo: