Retrospectiva: os 10 principais lançamentos da Google em 2017

4 min de leitura
Imagem de: Retrospectiva: os 10 principais lançamentos da Google em 2017

Google teve um ano cheio em 2017, com lançamentos em praticamente todos os segmentos mais importantes nos quais atua, bem como em áreas que, até o momento, ainda não estava presente. A companhia renovou alguns de seus serviços online, vários apps e também trouxe uma série de novidades em hardware. Sem mais, vamos ao top 10 de lançamentos da companhia para 2017.

10. Tempo de espera no Maps e na Busca

Quando você pesquisa um restaurante no Google Maps ou diretamente na busca do Google, agora é possível ver quanto tempo mais ou menos você vai esperar para ser atendido ou para receber seus pratos. Isso também vale para alguns bares e estabelecimentos similares. A novidade foi implementada em 2017 e tem mais de 1 milhão de locais cadastrados que informam o tempo de espera e horários de pico de clientes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

google

9. Novo Google Earth

A Google lançou uma versão renovada do Google Earth em abril deste ano, trazendo uma experiência melhorada para a web e para o Android. Com isso, ficou mais simples explorar locais exóticos, compartilhar e aprender coisas sobre o mundo. Os destaques da nova versão são os recursos “Viajante”, “Estou com Sorte” e “Este é o lar”. Vale mencionar também o “Eu Sou Amazônia”, um projeto que traz histórias fascinantes da região amazônica, além de um atlas das terras indígenas no Brasil para dentro do Google Earth.

8. Google Arts & Culture

O Arts & Culture não é exatamente um lançamento de 2017, mas a Google trouxe para ele o projeto “We Wear Culture”, que traz mais de 3 mil anos de moda para a plataforma. São mais de 450 exposições virtuais para conhecer sobre a moda e todas as histórias por trás das roupas que usamos hoje. Juntos com o MASP e a Câmara dos Deputados, também foi anunciada a disponibilização de itens dos acervos das instituições no Google Arts & Culture.

7. Novidades no YouTube

Em 2017, o YouTube ganhou um novo logo e algumas melhorias na sua interface, mas o destaque da plataforma de vídeos no ano foi o lançamento do Superchat, uma ferramenta para conversa e compartilhamento de conteúdo diretamente dentro do app do YouTube. Outras novidades são as ferramentas de monetização de transmissões ao vivo, o streaming ao vivo para smartphones e os "Momentos".

youtube

6. Busca mesmo com internet ruim

Quando você faz uma busca no Google, mas a sua conexão com a internet não está funcionando, o buscador para Android agora “guarda para depois” a sua pesquisa e te notifica com os resultados assim que a internet voltar. Dessa maneira, você não precisa ter que relembrar uma busca que já tinha feito antes — mas sem sucesso — para descobrir alguma coisa nova. Essa novidade chegou ao buscador em 2017.

buscas com internet ruim

5. Google Maps renovado

Bem como o Google Earth, o Maps também foi renovado. A plataforma ganhou uma cara nova em 2017, o que melhorou especialmente as funções de navegação por GPS e opções para explorar locais específicos. Ele também passou a mostrar a disponibilidade de vagas para estacionar e informações em tempo real.

4. Novos apps

Com o lançamento do Android Go na Índia, a Google liberou para todo o mundo a possibilidade de baixar ferramentas úteis como o Files Go — dedicado à economia de espaço no armazenamento interno e na memória RAM de smartphones básicos — e o Datally, que ajuda a economizar dados do seu pacote de internet móvel.

files go

3. Google Assistente em português

Depois de muita espera, a Google finalmente liberou o Assistente no Brasil. A ferramenta já estava disponível em outros países e idiomas, mas, por aqui, só tínhamos acesso ao Google Now no Android, que era relativamente limitado. O Google Assistente funciona de forma nativa nos smartphones Android 5.0 Lollipop, 6.0 Marshmallow, 7.0 Nougat e 8.0 Oreo, e em iPhone, iPad e iPod Touch através de um aplicativo para iOS.

google assistente

2. Android Pay

Outro recurso muito esperado pelos fãs de tecnologia brasileiros foi o Android Pay, que, em 2017, chegou ao Brasil. A ferramenta de pagamentos mobile funciona em uma grande quantidade de smartphones Android e tem processo de pagamento mais simples do que o seu principal concorrente local, o Samsung Pay.

android pay

1. Android Oreo

Apesar de o Android Oreo não trazer uma tonelada de novidades para o sistema operacional mais utilizado do mundo, essa versão é um marco na história do Robô. O Oreo trouxe uma espécie de compartimentalização do sistema que vai permitir às fabricantes enviarem atualizações para o software com muito mais facilidade para seus consumidores. Em outras palavras, elas só precisarão modificar certas partes do sistema e enviar atualizações somente para coisas que de fato mudaram. Até então, era necessário reconstruir todo o sistema para cada aparelho sempre que uma nova versão do Robô era lançada.

Bônus: Hardware

Infelizmente, nenhum dos novos produtos de hardware da Google chegou ao mercado brasileiro. Por isso, os smartphones Pixel 2/2XL, os novos Google Home e os Pixel Buds não entraram na nossa lista. Ainda assim, esses aparelhos realmente marcaram a nova tendência da Google, que é focar em produtos mais coesos e competir de frente com as grandes nos vários segmentos de hardware.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.