A área de saúde é uma das mais beneficiadas com os avanços tecnológicos: novos equipamentos, exames mais precisos e cirurgias com o auxílio de máquinas são alguns dos exemplos de novidades que fazem a diferença na vida da equipe clínica e dos pacientes. Porém, um campo ainda pouco explorado nesse setor é o da análise de dados: mesmo com um número incrível de informações sendo geradas, apenas um número muito pequeno delas é considerado para estudo. 

Com o objetivo de aproveitar  as oportunidades que se escondem em um amontoado de números, a área de inteligência artificial começa a ser explorada neste campo, e um dos exemplos mais interessantes é a parceria entre a divisão de Healthcare (cuidados com a saúde, em tradução livre) da GE e a tecnologia de IA da NVIDIA, mais famosa pela produção de placas de vídeo, que conta com uma área totalmente dedicada ao desenvolvimento de soluções que usem esse recurso. 


A GE vai atualizar 500 mil dos seus aparelhos de leitura de imagens, como o scanner de tomografia computadorizada Revolution Frontier, com a nova tecnologia. De acordo com o comunicado  divulgado, a plataforma da NVIDIA ajudará a empresa a entregar melhores resultados clínicos para detectar lesões nos fígados e rins; tudo isso é possível devido à velocidade em que a inteligência artificial processa as imagens, reduzindo o número de consultas desnecessárias e melhorando o diagnóstico de pessoas com algum problema renal. 

À parte das melhorias em suas soluções de diagnóstico de imagem, a GE também está investindo em plataformas que complementem esse trabalho: além da parceria realizada com a Intel para entregar com mais rapidez os resultados de exames de raio X, a empresa também trabalha em uma plataforma de análise de dados, que seria alimentada com as informações coletadas pela tecnologia da NVDIA. 


"A [área da] saúde está mudando a uma velocidade notável, e as tecnologias que transformarão a indústria devem refletir esse ritmo", disse Kieran Murphy, presidente e CEO da unidade de Healthcare da GE no comunicado da parceria em IA. De fato, se há um setor que podemos esperar que fique de olho em novas metodologias e processos, é o da saúde. E, à medida que esse conhecimento se popularize, cada vez mais pessoas terão acesso às novas possibilidade abertas com o uso da tecnologia. 

Cupons de desconto TecMundo: