Com o bolivar em queda livre, o governo da Venezuela tem tentado tudo em seu alcance para encontrar uma solução para sua moeda cada vez mais fraca. Uma delas, segundo o jornal Reuters, é a criação de sua própria criptomoeda – a assim chamada “petro” –, que vem apoiada pelas reservas de óleo, gás, ouro e diamante do país

Segundo o anúncio, feito pelo presidente Nicolas Maduro em uma transmissão televisiva de cinco horas no último domingo (03), o petro vai ajudar a Venezuela a “avançar em questões de soberania monetária, para fazer transações financeiras e ultrapassar o bloqueio financeiro”. “O século 21 chegou!”, disse ele, embora não tenha dado informações mais precisas sobre como a moeda será lançada e como ela deve ajudar o mercado do país.

Vale notar, no entanto, que ainda há um longo caminho até que algo assim se torne realidade. Como notado por líderes da oposição, a novidade precisava de aprovação no congresso; logo, muitos questionam se o petro ai mesmo conseguir ser lançado. Outros seguidores da moeda veem a novidade com estranheza – afinal, criptomoedas não costumam ser apoiadas por governos. Resta agora esperar para ver como essa história vai se desenvolver.

Cupons de desconto TecMundo: