Bitcoin: descubra como evitar sites que mineram as moedas em seu PC

1 min de leitura
Imagem de: Bitcoin: descubra como evitar sites que mineram as moedas em seu PC

Se você esteve antenado nas últimas notícias, com certeza deve ter ouvido algo a respeito das bitcoins e da alta que aconteceu recentemente. Para muita gente, esse assunto ainda é um pouco desconhecido; afinal, o que são bitcoins? Será que é dinheiro de verdade? Onde eu posso usá-las? 

Em linhas gerais, as bitcoins são simplesmente uma espécie de moeda virtual, utilizada em transações de qualquer tipo e em qualquer lugar do mundo. Por serem exclusivamente virtuais, as bitcoins são armazenadas em carteiras também virtuais, que são disponibilizadas por diversas empresas. Se você for cuidadoso, essas carteiras não podem ser rastreadas. 

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo


Da mesma forma que as bitcoins em si são formadas por processos bem complexos, a mineração — ou seja, o processo de obtenção da moedas — também não é dos mais simples. Acontece que é preciso decifrar códigos com valores criptografados que são emitidos por softwares específicos, com equações matemáticas bem complicadas. O minerador  ou, melhor dizendo, o computador — que conseguir quebrar esse código primeiro vai receber uma recompensa em bitcoins.  

Depois, esse “vencedor” e suas moedas são informados ao sistema, para que todos fiquem sabendo que as criptomoedas pertencem àquele minerador. Esse processo inteiro é uma tarefa demorada, que exige um computador com muita capacidade de processamento. E é aí que está o problema: seu PC pode estar minerando bitcoins sem você saber. 

 

Acontece que, com o recente estouro das moedas, há diversos sites que estão instalando scripts como o coinhive sem a permissão do usuário, justamente para que o computador fique minerando as criptomoedas. O site whoismining.com ajuda o usuário a descobrir se algum site está fazendo a mineração; basta inserir o endereço digitado e ver o resultado. Se a página em questão não estiver minerando, aparecerá uma frase indicativa em verde.

Outra dica importante é verificar o processamento do computador. A mineração exige bastante do processador, de modo que é preciso ficar alerta caso o processamento do seu computador esteja mais alto do que o normal nos últimos dias. Caso isso esteja acontecendo, realize uma limpeza na máquina.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.