Executivo da Microsoft vai para Google e revela problemas da antiga empresa

1 min de leitura
Imagem de: Executivo da Microsoft vai para Google e revela problemas da antiga empresa
Imagem: theverge

Tim Sneath — ex-gerente de produto na Microsoft e veterano da empresa de Bill Gates por 17 anos — resolveu ir trabalhar na Google e, em um artigo no Medium, explicou porque escolheu trocar uma empresa pela outra. De acordo com ele, o maior problema da Microsoft era a briga interna por poder e controle, enquanto os desenvolvedores que trabalhavam em cima de seus produtos foram sendo negligenciados.

Para todo desenvolvedor de app daquela época, a Microsoft era o epicentro

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

“Apesar de todo seu sucesso, a área em que a Microsoft mais sofreu na última década é aquela que já foi sua maior virtude: o cliente. Quando eu comecei na Microsoft, em 2000, o Windows e o Internet Explorer tinham um monopólio, o Visual Basics estava em seu auge, e as prateleiras do Best Buy da Circuit City estavam cheias de caixas de softwares para os consumidores. Para todo desenvolvedor de app daquela época, a Microsoft era o epicentro”, escreveu Sneath relembrando a era de outro da empresa.

A história começou a virar contra a Microsoft, segundo Sneath, quando a empresa começou a trabalhar no Windows Vista. “A empresa não conseguiu se ajustar rapidamente às novas e competitivas ameaças da web baseada em padrões e do ressurgimento da Apple com o iPhone. Seu crescimento acelerado deixou a companhia no ‘dilema do defensor’, sendo atacada por todos os lados, enquanto estava indisposta a sacrificar negócios existentes para ter novas oportunidades”, completa.

Novas plataformas sem comprometimento

Sneath ainda relata como a Microsoft decepcionou repetidamente sua comunidade de desenvolvedores lançando e relançando novas plataformas e não se comprometendo completamente a elas. O executivo atribui esse fracasso à falta de coesão entre as divisões da empresa e cita “brigas internas” por poder e controle na companhia, que eventualmente tornaram a empresa imprevisível não confiável aos olhos dos desenvolvedores, especialmente quando comparada com Google e Apple.

O executivo agora trabalha no projeto Flutter, um SDK feito para que desenvolvedores possam criar apps completos e modernos para AndroidiOS a partir do Windows, do macOS e do Linux sem nenhum tipo de limitação. A plataforma ainda está em fase Alpha de desenvolvimento, mas tem como objetivo oferecer uma forma unificada de criar aplicativos para as duas plataformas mobile sem fragmentação ou problemas de compatibilidade entre APIs específicas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.