Quem poderia imaginar que um dia aqueles números entediantes de dezenas de planilhas um dia pudessem se tornar informações visuais tão úteis quanto belas, em “pinturas” dignas de obras pós-modernas? Pois estão conheça o projeto Art of Analytics, que tem justamente a proposta de facilitar a compreensão de dados complexos a partir de belas representações visuais.

Acredito que a arte e a ciência precisam se unir para ajudar a resolver os problemas mais complexos do mundo

“Ver é crer. E quando se trata de dados e análises, ver é a compreensão. É por isso que criamos Art of Analytics, que transforma os dados em visuais informativos e envolventes para que todos — e não apenas cientistas — possam ver e apreciar as conexões e relacionamentos subjacentes que identificam problemas de negócios”, destaca o site de Yasmeen Ahmad, diretora da Thing Big Analytics, companhia de consultoria para Tecnologia da Informação.

Art of Analytics análise dados

“À medida que mais investimentos se destinam a plataformas de dados e tecnologias analíticas, a obra de arte ajuda a fornecer um ‘rosto’ para esse investimento”, comenta Yasmeen, em entrevista ao The Next Web. “Acredito que a arte e a ciência precisam se unir para ajudar a resolver os problemas mais complexos do mundo. E os melhores cientistas de dados não só são ótimos em estatísticas, matemáticas e assuntos analíticos como também são solucionadores de problemas criativos, que podem traduzir seu trabalho em mensagens significativas.”

Tá, mas como funciona isso?

O Art of Analytics conta com uma galeria cheia de exemplos do que Yasmeen comentou. Um deles é o “Calling Circles”, ou “Círculos de Chamadas”, criado para representar os padrões de chamada de linhas para celulares. Na visualização criada por Yameen, cada ponto significa que um número foi acionado por um usuários e quanto mais longo esse nódulo se estica, mais ligações foram feitas a partir desse aparelho. As linhas cruzadas representam conexões entre os smartphones.

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A partir da análise, é possível saber as ações de cada consumidor e traçar planos para oferecer preços especiais, por exemplo. Fica mais fácil também identificar os proprietários e até mesmo mesmo prever comportamentos. Se alguém está prestes a mudar de operadora, é possível notar isso em duas representações semelhantes do mesmo dono, uma que vem da fonte na rede e outra de fora.

Complicado? Nem tanto, fica mais fácil depois de comparar e conferir outras análises. Para ver toda a galeria e as explicações de cada “pintura analítica pós-modernista”, basta clicar aqui.

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