Os melhores filmes, documentários e séries sobre Bitcoin e criptomoedas

4 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Os melhores filmes, documentários e séries sobre Bitcoin e criptomoedas

*Conteúdo patrocinado.

Em 2017, o Bitcoin está chamando atenção. Foi neste ano que a criptomoeda bateu recordes atrás de recordes em sua valorização, deixando muitas pessoas de cabelo em pé – e algumas outras milionárias. A moeda virtual também se envolveu em algumas polêmicas, com vários países tentando censurar sua circulação e seu funcionamento – sem, é claro, conseguir fazer isso.

Porém, o Bitcoin não é uma novidade e já é pauta para diversos filmes, documentários e até séries. Mais uma vez em parceria com a Firebit, a corretora de Bitcoin que está chamando atenção do mercado, trazemos conteúdo relacionado à moeda virtual. Desta vez, o tema é: os melhores filmes, documentários e séries sobre Bitcoin e outras criptomoedas.

Essas são excelentes opções para você que quer entender melhor esse universo de moedas digitais, especialmente o Bitcoin. Se você gosta de ficar ligado em tudo no mundo da tecnologia, essa é uma ótima oportunidade para atualizar a sua lista de “próximos filmes/séries/documentários”. Afinal, as criptomoedas já são uma realidade e estarão cada vez mais presentes em nossas vidas no futuro.

Banking on Bitcoin (2017)

Recentemente adicionado ao catálogo da Netflix, “Banking on Bitcoin” (“Banco ou Bitcoin”, em português) é um filme atual que trata de um tema igualmente recente. O filme reúne entrevistas com vários especialistas e entusiastas do Bitcoin que falam sobre a origem, o futuro e aplicações da moeda. A produção conta com participação de nomes conhecidos, como Jeffrey Tucker, o senador americano Rand Paul, Tyler Winklevoss e Gavin Anderssen.

A Ascensão do Dinheiro (2009)

Documentário de seis episódios baseado no livro homônimo do historiador britânico Niall Ferguson. A série não trata diretamente do Bitcoin ou outras criptomoedas, mas é interessante por apresentar os motivos que levaram a humanidade a optar por um meio de troca comum para realizar transações comerciais – o que eventualmente levou à criação do conceito de dinheiro.

Os seis episódios do documentário estão disponíveis no YouTube e dublados. Confira acima o primeiro episódio. A playlist completa está neste link.

Bitcoin - O Fim do Dinheiro Como Conhecemos (2015)

Esse documentário conta um pouco da história de criação do Bitcoin (que ainda é rodeada de mistérios) e faz um ensaio de como essa moeda virtual pode mudar completamente o conceito de dinheiro. A produção é bastante relevante, especialmente se levarmos em conta a proporção que a criptomoeda tem tomado nos últimos tempos.

O documentário está disponível no YouTube. Só não se esqueça de ativar as legendas.

Life on Bitcoin (2014)

O que aconteceria se um casal decidisse viver durante 90 dias usando única e exclusivamente o Bitcoin como moeda para tudo? Essa é a premissa de “Life on Bitcoin”, um documentário que mostra Austin e Beccy Craig embarcado nessa ideia insana. A produção parece ter um foco muito maior no entretenimento do que no ensino, mas apresenta um desafio interessante.

“Life on Bitcoin” está disponível na Amazon Video.

Blockchain and Us (2017)

Um dos mais atualizados desta lista, esse documentário é focado no Blockchain, a tecnologia de registro de transações por trás do Bitcoin e outras criptomoedas. A produção se destaca por mostrar as aplicações práticas da moeda virtual, bem como futuros usos que esse meio pode assumir nos próximos anos.

É um documentário bem curtinho, mas infelizmente só está disponível em inglês.

The Bitcoin Gospel (2015)

Documentário que mostra (logo no início) o uso prático do Bitcoin nos negócios. A produção apresenta Roger Ver – conhecido como o “Evangelista Bitcoin”, um empreendedor que usa a criptomoeda para alavancar seus negócios. É possível ver lados bem polêmicos dessa moeda digital.

Bitcoin in Uganda (2014)

Pequeno curta disponível no YouTube que conta a história de Robert, um jovem morador de Uganda que recebe dinheiro da irmã (que mora nos Estados Unidos) por meio de Bitcoin. O filme mostra a descoberta da moeda virtual pelo rapaz e como ele a aplicou para começar a receber pequenas quantidades de dinheiro com maior velocidade e a taxas muito mais baixas.

Essa é uma ótima produção para quem quer entender como o Bitcoin pode ser usado no dia a dia de modo bem simples.

Overdose: The Next Financial Crisis (2010)

Focado na origem e nas consequências da crise mundial de 2008, esse documentário mostra como governo, bancos e população foram afetados pelo colapso global. Para quem se preocupa com a segurança financeira, esse filme é um incentivo para quem quer apostar nas criptomoedas como uma forma de proteção de riqueza.

StartUp (2016)

Série original da Crackle que tem uma criptomoeda fictícia como um dos elementos do pano de fundo. A trama de StartUp se passa em Miami e conta a história de empresas de tecnologia que são financiadas por “dinheiro sujo”. A GenCoin é a moeda virtual que existe no universo do seriado, criada pela visionária em tecnologia Izzy Morales.

A série já estreou a sua segunda temporada e é a segunda produção original do serviço de streaming da Sony. No elenco, estão Martin Freeman (que interpretou Bilbo Bolseiro enquanto jovem em “O Hobbit”) e Nick Talman (personagem vivido por Adam Brody, de “The O.C.”).

Mais detalhes na página do seriado no Minha Série.

.....

Quer investir em Bitcoin?

Lembramos que a produção deste conteúdo contou com a parceria da Firebit, uma das corretoras que têm se destacado nesse mercado com taxas agressivas e bem atraentes. Caso você esteja querendo começar a se aventurar nesse universo, recomendamos visitar o site deles e bater um papo para saber mais como fazer isso.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.