Logo TecMundo
The BRIEF

VP financeiro da Intel mostra calma diante de queda nos mercados

Apesar do pânico entre investidores que causou queda de mais de cinco por cento no índice Dow Jones na segunda-feira, Stacy Smith, VP financeiro da Intel, acredita na recuperação.

schedule09/08/2011, às 12:06

Reuters. Por Noel Randewich e Peter Henderson - Os negócios da Intel estão mantendo o rumo, apesar do colapso dos mercados mundiais de ações e do rebaixamento dos títulos de dívida pública dos Estados Unidos, graças à demanda nos mercados em desenvolvimento, disse o vice-presidente financeiro da companhia.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Em forte contraste com o pânico entre investidores que causou queda de mais de cinco por cento no índice Dow Jones na segunda-feira, Stacy Smith, demonstrando calma, disse que os consumidores em economias que vivem expansão, como a China e o Brasil, respondem hoje por metade das vendas da Intel e não estavam preocupados com os problemas norte-americanos.

"Quando seu país está se saindo bem, você se sente meio vacinado contra alguns dos choques que acontecem em outras partes do mundo", declarou em entrevista à Reuters na segunda-feira.

O preço das ações da Intel está baixo há algum tempo, dada a pressão dos investidores para que a companhia entre de forma mais rápida e agressiva no mercado de aparelhos móveis, tais como celulares inteligentes e tablets. Os chips da Intel só serão usados em celulares inteligentes a partir do ano que vem, por exemplo.

Smith, que usa três smartphones e tem um tablet, insistiu em que não havia sinais de problemas que o levassem a alterar suas projeções de negócios. "Nada aconteceu na última semana ou pouco mais que altere minha perspectiva sobre o terceiro trimestre", acrescentou.

Smith falou pouco depois que o índice industrial médio Dow Jones fechou em queda de mais de 5,5 por cento como reação ao rebaixamento na classificação de crédito dos títulos da dívida federal norte-americana pela S&P.

Embora os analistas digam que o impacto direto do rebaixamento sobre a economia seja limitado, uma queda sustentada nos preços das ações teria efeitos negativos sobre o patrimônio e provavelmente forçaria empresas e consumidores a se precaver.

Algumas semanas atrás, a Intel reduziu sua projeção quanto ao volume de vendas de computadores em 2011, alertando sobre baixa demanda nos mercados maduros mas destacando a saudável expansão na China.

star

Continue por aqui