'Inovação está em computadores, não smartphones', diz chefe dos PCs da HP

1 min de leitura
Imagem de: 'Inovação está em computadores, não smartphones', diz chefe dos PCs da HP
Imagem: HP

O discurso de que o mercado de PCs está em baixa já dura alguns anos e, em mercados como o de desktops, números de vendas estão aí para reforçar esse ponto de vista. Porém, um executivo da área defende justamente o contrário — e até coloca esses eletrônicos acima de um produto que está em alta.

"A inovação está acontecendo nos PCs", afirma o chefe da divisão de computadores da HP, Ron Coughlin. Em entrevista do site Cnet, ele afirmou que o tempo de uso em computadores está aumentando, enquanto o gasto em smartphones começou a decair.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Tem fundamento

Ele se baseia principalmente no ótimo momento da HP no mercado de PCs. A fabricante é a segunda maior do mundo na venda de computadores de acordo com dados do segundo trimestre de 2017 com 21% do mercado — só 1% a menos que a líder Lenovo.

Além disso, o executivo confirma que a HP não pretende lançar smartphones para o mercado consumidor. E ainda desdenhou da ideia de que um tablet com teclado seja melhor do que um laptop fino ou um híbrido. "O consumidor já falou. O atual dono de um PC deseja duas vezes mais uma atualização com outro PC do que um dono de tablet de comprar outro tablet melhorado. O futuro está mais nisso e nesses PCs híbridos", comenta.

Quase todas as fichas

A HP ainda aposta muito no segmento gamer e de realidade virtual. Prova disso é o Omen X VR, um computador que atende os dois segmentos ao mesmo tempo e pode ser carregado por aí como se fosse uma mochila.

Um homem vestindo uma mochila.

"O PC se tornou um mercado de pós-venda. Mas, como no setor automotivo, esse pode ser um grande negócio", explica Coughlin. Isso significa que os donos de computadores não trocam sempre o aparelho em si, mas movimentam muito os mercados secundários de peças. "As pessoas entenderam que você não pode fazer de tudo em um celular. Eu acho que o declínio do PC está quase no fim", conclui.

A entrevista completa com Ron Coughlin pode ser conferida por aqui (em inglês).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.