Fonte Calibri pode causar a queda do primeiro-ministro do Paquistão

1 min de leitura
Imagem de: Fonte Calibri pode causar a queda do primeiro-ministro do Paquistão
Imagem: Reuters/Faisal Mahmood

O uso de uma das mais famosas fontes de texto da atualidade pode resultar em um dos mais bizarros processos políticos, que pode chegar ao ponto de derrubar o primeiro-ministro do Paquistão, Nawaz Sharif.

Tudo começou com uma investigação feita para examinar os bens do primeiro-ministro e de sua família, sob a alegação de que Maryam Nawaz, filha do político e possível sucessora ao cargo, teria forjado documentos que “provavam” a posse de propriedades no exterior. Os documentos encontrados, por sua vez, estavam todos escritos na fonte Calibri, segundo o site Engadget.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Por que isso geraria um escândalo de proporções tão absurdas? Simples: os documentos, segundo a perícia, datam de 2006, mas a fonte usada neles só teria se tornado padrão do pacote Office em 2007.

Antes que todos deem o caso como encerrado, vale notar que a prova não é cabal. Isso porque a Calibri já existia desde antes de 2007, estando disponível para download no site oficial da Microsoft ainda em 2005, por exemplo.

No entanto, mesmo o próprio criador da fonte acha difícil de acreditar nessa história. “Por que alguém usaria uma fonte completamente desconhecida para um documento oficial em 2006?” questionou Lucas de Groot ao jornal inglês Dawn. Resta agora aguardar para ver para que lado da história os juízes vão pender nesse julgamento.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.