Múltiplos rumores vindos de fontes internacionais indicam que a Cisco Systems, gigante do mercado de equipamentos para redes, está se preparando para anunciar a demissão de algo entre 9 mil e 14 mil funcionários dentro das próximas semanas. Segundo informações do site CRN, a empresa já estaria oferecendo pacotes de aposentadoria antecipada para muitos de seus trabalhadores.

A notícia vem logo antes do anúncio dos resultados fiscais da companhia para o trimestre, o que está previsto para esta quarta-feira (18). A decisão teria sido tomada por conta da transição pela qual a Cisco está passando, deixando para trás suas raízes focadas em hardware e se tornar uma organização focada em serviços de software.

“Eles precisam de conjuntos de habilidades diferentes daqueles que já tinham para [se preparar para] o futuro definido pelo software. Em teoria, o mercado que pode ser atingido pode ser superior e as margens [de lucro] mais amplas, mas vai levar algum tempo para fazer essa transição”, disse ao CRN uma das fontes, que não quis ser identificada.

Caso o rumor se comprove, esse será o maior corte de funcionários da história da Cisco

"Jogada telegrafada"

Atualmente, a Cisco conta com nada menos do que 73.014 funcionários no mundo todo. Caso o rumor seja comprovado, as demissões representariam o maior corte de empregados pelo qual a empresa passou em seus 32 anos de existência. Embora o boato esteja ganhando força agora, a medida já havia sido prevista em janeiro pelo analista Trip Chowdhry, da Global Equities Research.

Cupons de desconto TecMundo: