Toda vez que você inicia seu computador se depara com o mesmo sistema operacional, e se ele permite tantas opções e personalizações, por que é que você tem que agüentar a mesma tela de inicialização do Windows XP? O Baixaki dá uma mão às pessoas que desejam modificar a tela inicial do seu sistema operacional e com isso dar um novo começo ao seu computador.

Importante!

Os passos a seguir permitem que qualquer usuário atinja seu objetivo sem comprometer seu sistema operacional. Porém, serão modificados alguns dados de extrema importância para o seu sistema, principalmente na segunda parte do processo. Se você não tiver o conhecimento básico sobre o assunto e certeza do que fazendo, recomenda-se que este procedimento seja ignorado para prevenir o funcionamento da sua máquina.

Crie uma nova tela

Sua primeira tarefa será contar com uma nova imagem para a sua tela inicial, lembrando que não é qualquer imagem que irá servir. Sua nova imagem precisa ser do formato BMP, ter 640 x 480 pixels de tamanho e possuir apenas 16 cores. O próprio Paint do Windows é capaz de salvar imagens neste formato, mas se preferir você poderá baixar algum redimensionador ou algum editor de imagens no Baixaki.

Não se esqueça de salvar em BMP com 16 cores.

Substituição

Em seguida baixe e instale o BootXP em seu computador, este programa fará o trabalho sujo para você. Ao iniciar o programa selecione a opção ‘Save And Run BootXP’ e tenha à janela que modifica sua tela inicial. Selecione o diretório onde a imagem que você editou se encontra e escolha a ifigura. O usuário ainda pode ver um exemplo de como seu trabalho irá ficar e concluí-lo clicando na opção ‘Set as Your Boot Screen’.

A primeira parte do processo está pronta, pode reiniciar seu computador e verificar se a tela funcionou da maneira desejada. Porém, note que toda vez que seu computador for reiniciado será preciso escolher se você deseja iniciar utilizando a nova tela ou retornar às configurações padrões do sistema. Caso tenha ocorrido algum problema durante o processo, retorne o programa BootXP e escolha a opção ‘Restore Your BOOT.INI Backup’.

Programa que subsistui a tela.

Segunda Parte!

Esta parte é para quem não quer continuar aceitando esta mesma opção toda vez que o seu computador for iniciado. Abra o ‘Painel de Controle’ do seu computador e se dirija ao diretório ‘Sistema’. Lá dentro selecione a aba ‘Avançado’ e entre nas ‘Configurações’ da seção de ‘Inicialização e Recuperação’. Perceba então que nesta janela existe um botão chamado ‘Editar’, clique nele para que um arquivo de texto seja aberto.Para editar as opções de inicialização.

É muito importante que você não mexa em nada que não for indicado. Dentro deste arquivo procure pela segunda linha que deve ser a seguinte: “timeout=30” (sem as aspas). Sua única terefa será substituir o número 30 por 1, deixando a linha desta maneira: “timeout=1”. Como esta linha define o tempo de escolha entre as opções de inicialização, a opção com a nova tela será sempre aceita automaticamente. Salve o arquivo e clique em OK em todas as janelas anteriores para confirmar o processo.

Tudo pronto

Reinicie seu computador novamente para checar se o procedimento foi bem sucedido, se tudo ocorrer bem seu Windows XP irá ser iniciado com a nova tela sem que você precise confirmar a operação. A melhor parte é que agora você poderá modificar sua imagem inicial sempre que quiser repetindo apenas a primeira parte do procedimento. Também continua valendo a restauração do BootXP para retornar seu sistema às configurações originais do Windows, descrito no final da primeira parte.

Primeiramente o processo pode até parecer trabalhoso, mas após realizá-lo o usuário irá constatar que se trata mais de uma questão de precisão do que de quantidade de trabalho. Mude sua tela inicial do Windows quantas vezes desejar com estes passos e garanta que sua tela inicial seja sempre uma novidade.

Cupons de desconto TecMundo: