Por um novo visual: como resgatar o Menu Iniciar do Windows 7 no Windows 10

3 min de leitura
Imagem de: Por um novo visual: como resgatar o Menu Iniciar do Windows 7 no Windows 10

Redimensionar tiles, organizar apps ou desabilitar o Bing como motor-padrão de buscas são alguns dos ajustes que podem ser feitos por usuários da nova versão do SO da Microsoft (saiba mais aqui). Contudo, quem não está contente com o visual do Menu Iniciar pode usar soluções tanto para resgatar o design do popular Windows 7 quanto para atribuir outras funções ao novo botão do Windows 10.

Neste tutorial, você vai conhecer quatro aplicativos destinados à alteração do visual do Menu Iniciar para o Windows 10. Listaremos, também, o método de instalação e uso de cada serviço. Se você deseja “fazer o caminho inverso”, veja nesta página como instalar o Menu Iniciar do Windows 10 no Windows 7.

1 – Start Menu Reviver 2.0

Start Menu Reviver 2.0 é um aplicativo que reformula por completo o visual do Menu Iniciar. Através da ferramenta, o acesso a funções como as de personalização, Meu Computador, programas e pasta do usuário pode ser feito através de um clique.

Novas funções são atribuídas ao Menu Iniciar através de Start Menu Reviver

O download de Start Menu Reviver 2.0 pode ser feito através deste link. Finalizada a instalação, a ativação do novo Menu Iniciar será feita de modo automático: clique, por exemplo, sobre o ícone de monitor para acessar o Meu Computador ou sobre o botão de engrenagem para abrir as configurações.

Suas pastas podem ser acessadas por meio de um clique

A desinstalação do aplicativo pode ser feita a partir do Painel de Controle: clique com o botão direito sobre o programa em “Programas e Recursos” e então dê o comando “desinstalar” para remover Start Menu Reviver 2.0 do seu Windows 10.

2 – Start10

Que tal resgatar o visual do Windows 7 em seu Windows 10? Basta fazer a instalação de Start10, e pronto! Clique neste link e baixe o aplicativo (selecione a opção Trial por 30 dias). Em seguida, informe seu endereço de email e clique no link enviado à sua caixa de entrada para ativar a versão de testes.

Três opções de layout podem ser selecionadas

Finalizada a instalação, o layout do Menu Iniciar deverá então ser escolhido: clique sobre a primeira opção e tenha às mãos o clássico botão do Windows 7! Para alterar o visual do novo menu, clique com o botão direito sobre o ícone redesenhado de janela e acesse, assim, as configurações de Start10.

Resgatar o Menu Iniciar do Windows 7 nunca foi tão fácil

Para desinstalar o serviço, acesse o Painel de Controle, encontre “Start10” dentre os aplicativos listados em “Programas e Recursos” e, com o botão direito, clique em “desinstalar”.

3 – Classic Shell

Classic Shell é outro programa cuja proposta é levar ao Windows 10 o estilo visual do Windows 7. Gratuito, o serviço permite também a customização das opções que deverão ser exibidas e a alteração até mesmo das skins e do ícone de janela.

O download de Classic Shell pode ser feito gratuitamente através desta página (selecione, no site do desenvolvedor, a versão mais recente do aplicativo). Para revisitar o Menu Iniciar do Windows 7, a opção “Windows 7 style” deverá ser selecionada.

Até mesmo skins podem ser selecionadas em Classic Shell

Para alterar as configurações de Classic Shell, clique com o botão direito do mouse sobre o botão de janela (Win). Depois, selecione as “Configurações” e escolha dentre opções como a substituição do ícone do Menu Iniciar por outras figuras, estilo do menu, skins e serviços que deverão ser listados pelo programa.

A cor do plano de fundo pode ser alterada de acordo com as preferências do usuário

O processo de desinstalação de Classic Shell ainda é o mesmo: digite “Programas e Recursos” no Menu Iniciar, clique com o botão direito sobre o programa e então em “Desinstalar”. Reinicie o PC, caso necessário.

4 – StartIsBack++

Outro software dedicado ao resgate do visual do Windows 7 no Windows 10 é o StartIsBack++. Ao listar também diversas opções de configuração ao usuário, esta prática ferramenta permite não apenas a listagem de serviços como Meu Computador e Painel de Controle, mas também até mesmo alterar a cor da barra do menu.

O tom da Barra de tarefas pode ser definido através das opções de personalização

O download de StartIsBack++ pode ser feito por meio deste link, e a instalação dispensa qualquer tipo de procedimento complexo, pois é realizada de modo automático. Basta definir as preferências estéticas e funcionais através da opção “Configuração do StartIsBack” para aplicar o visual do Windows 7 ao seu Menu Iniciar.

Não gostou do resultado? Então desinstale o programa através do Painel de Controle

Através do Painel de Controle, opção exibida também a partir do Menu Iniciar reformulado, a desinstalação de StartIsBack++ pode ser feita: abra a lista de “Programas e Recursos” e clique com o botão direito sobre o aplicativo para desinstalá-lo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.