Apps de conversa são os culpados pela baixa duração das baterias

1 min de leitura
Imagem de: Apps de conversa são os culpados pela baixa duração das baterias

(Fonte da imagem: ReproduçãoWhatsApp)

Um estudo recente acaba de divulgar um dado interessante referente à duração das baterias dos celulares. De acordo com as informações levantadas pela Alcatel-Lucent, os mensageiros instantâneos podem ser os principais vilões do consumo de energia dos smartphones.

Segundo as informações, aplicativos como WhatsApp, Facebook Messenger, Yahoo Messenger, BlackBerry Messenger, Viber e Nimbuzz estão entre os principais vilões.

O que esses programas fazem é ficar constantemente consultando as redes celulares para trocar dados, seja enviando mensagens ou em espera. Isso faz com que a bateria seja drenada “silenciosamente”, já que os aplicativos ficam ativos mesmo quando o celular está com a tela desligada.

A Alcatel-Lucent comandou essa pesquisa através de sua rede móvel para mensurar o uso das apps por mais de 15 milhões de assinantes em redes móveis na América do Norte, Ásia e Oriente Médio.

Conexão constante com a rede

O estudo concluiu que os aplicativos que mais drenam a bateria são Google Search, Facebook, WhatsApp, Facebook Messenger e YouTube. Isso acontece porque eles precisam de um grande volume de dados para funcionar, além de manterem conexão constante com a rede para conseguir enviar e receber as mensagens.

No caso dos players de vídeo, o YouTube é o campeão no consumo, uma vez que os usuários passam um bom tempo navegando entre vídeos e assistindo a um após o outro. O número de conexões com a rede de dados também foi levantado pela equipe de estudos, que concluiu que o BlackBerry Messenger é o mais “gastão” de bateria de todos.

Isso porque o aplicativo faz 343 conexões com a rede para cada megabyte de dados. Já no caso dos buscadores, o Google Search conecta-se à rede cerca de duas vezes mais que o Yahoo durante buscas e navegação na internet.

Já entre os aplicativos que menos consomem bateria estão os programas de email como Gmail, Yahoo Mail e AOL Mail. Segundo o estudo, esses aplicativos tiveram um bom desempenho porque são inteligentes e buscam por mensagens somente quando são ativados, e não o tempo todo, como os mensageiros instantâneos.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.