(Fonte da imagem: Reprodução/Mashable)

O popular mensageiro que está deixando muita gente sem gastar com SMS no celular vai mudar a forma de cobrança para seu aplicativo no iOS. O WhatsApp para iPhone deixará de cobrar a taxa de compra de US$ 0,99 e passará a aplicar a anuidade de 1 dólar a partir do segundo ano de uso – exatamente como o aplicativo cobra hoje nas plataformas Android, BlackBerry, Nokia e Windows Phone.

A informação chega através do executivo Jan Koum, em entrevista ao jornalista alemão Alexander Klopping reproduzida pela TechCrunch. A mudança do plano de cobrança no iOS deve ocorrer ainda este ano e só será aplicada para os novos usuários.

Bilhões de mensagens, concorrência à vista

O WhatsApp transmite hoje cerca de 17 bilhões de mensagens diariamente e tem mais de 100 milhões de usuários apenas no sistema Android. O mensageiro utiliza a rede 3G ou WiFi do celular para a troca de dados, enquanto o registro da conta no aplicativo é realizado pelo número do telefone. De acordo com Koum, o foco é na conectividade móvel, por isso a exclusividade do WhatsApp para aparelhos de telefonia celular.

Em contrapartida, o aplicativo começa a ter concorrentes que aparecem para roubar um pouco dessa clientela. É o caso do gratuito Line, que passou a marca de 100 milhões de usuários (considerando todos os sistemas) em janeiro e que se apresenta como uma plataforma social e também de entretenimento, associando mídias que não estão disponíveis no WhatsApp.

Cupons de desconto TecMundo: