Mito ou verdade: colocar uma placa com o PC ligado pode ocasionar problemas?

3 min de leitura
Imagem de: Mito ou verdade: colocar uma placa com o PC ligado pode ocasionar problemas?

Uma dúvida entre usuários de computador é: colocar uma placa com o PC ligado pode causar problemas? A resposta é sim, pode haver consequências graves para quem arriscar instalar ou trocar uma placa em um computador com ele ligado, desde um choque até o mau funcionamento do novo componente. É extremamente desaconselhável trocar qualquer componente de um computador com ele ligado, e este artigo vai explicar por quê.

Primeiro risco: choque

A fonte de um computador fornece eletricidade para todos os componentes. Ao plugar uma máquina, a eletricidade chega a um transformador que a converte na voltagem ideal para cada componente. O gabinete de um computador, por ser de metal, é um grande condutor de eletricidade. Logo, o risco de choque é alto.

Como em qualquer aparelho eletrônico, não é recomendado mexer no computador com ele ligado, pois todos os circuitos estão em funcionamento e expostos muito próximos de quem está mexendo. O choque pode ser inofensivo – como tocar uma maçaneta após esfregar os pés com meias em um carpete – mas também pode ser grande suficiente para danificar o computador e ferir o usuário.

Importante: mesmo com o computador desligado, você deve aterrar-se, ou seja, tocar uma parte de metal do computador ou utilizar uma pulseira antiestática para evitar sofrer um choque. Leia este artigo sobre aterramento para entender mais sobre o risco de choques e como minimizá-los.

Não é recomendado trocar nenhum componente com o PC ligado.

Segundo risco: danificar o componente

Além do risco de choque em você, há a possibilidade de danificar a placa em questão, a placa mãe ou até mesmo a fonte do computador por causa de um curto-circuito. Nos três casos, o prejuízo é grande.

Em componentes elétricos, curtos-circuitos são facilmente causados quando o isolante de um fio para de funcionar ou quando outro material condutor é inserido, o que faz que uma carga percorra um caminho diferente daquele que estava intencionado.

Uma placa é composta por muitos circuitos, e o mínimo erro de manutenção é suficiente para alterar o caminho de uma corrente. A queima de um componente é inevitável neste caso.

Terceiro risco: mau funcionamento do componente

Um curto-circuito em uma placa é fatal.Todo e qualquer componente de hardware de um computador só é reconhecido efetivamente após a inicialização do sistema (boot). Durante o boot, o BIOS reúne todas as informações necessárias para deixar o computador pronto para rodar. Primeiro ele verifica se há uma placa de vídeo, depois ele checa se o computador está sendo iniciado ou reiniciado. No caso de um boot frio (cold boot), então mouse e teclado são procurados.

Em seguida, a checagem é para vários componentes plugados, o que inclui várias placas ligadas à placa mãe. Por isso que não há razão para instalar um componente com o computador ligado.

Quarto risco: placas de vídeo

Como você pode perceber, as placas de vídeo têm papel primordial na inicialização de um computador. Instalar ou trocar uma placa com encaixe diferenciado - AGP, por exemplo – é ainda mais arriscado porque este tipos de placa compõem um barramento independente que envolve a placa mãe.

A maneira ideal de instalar ou trocar uma placa de vídeo é baixar o driver mais atualizado (desinstalando o driver da placa anterior no caso de troca), remover a placa antiga (também no caso de troca) e instalar a nova placa para então ligar o computador, finalizando com a instalação do driver baixado ou então do CD que vem com o componente.

O risco de danos a placas de vídeo é ainda maior.

Pode dar certo, mas não vale a pena arriscar

Há casos de usuários que trocaram componentes de um computador com ele ligado. Placas menores – de fax e rede, por exemplo – não exigem tanta energia elétrica e, portanto, oferecem menor risco de choque. Essas placas também podem, em muitos casos, ser identificadas sem a necessidade do boot.

Mas NUNCA, em nenhum caso, é recomendado instalar ou trocar algum componente de um computador com ele ligado. Não há nenhuma razão ou justificativa para mexer na parte interna de um computador com ele em funcionamento.

Definitivamente, para a instalação ou troca de uma placa, o risco de choque não é um mito, e a possibilidade de mau funcionamento da placa em questão é ainda mais verdadeira.

Saiba mais

O Baixaki tem uma "bíblia" com vários artigos sobre manutenção de computadores. Não deixe de ler bastante deles para saber mais sobre troca de componentes e como tudo funciona.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.