O Windows Vista trouxe consigo um recurso inovador que promete aumentar em até 10 vezes o desempenho de tarefas no computador. Trata-se de uma tecnologia de cache de disco que aproveita a memória flash, empregada em dispositivos como pendrive e cartões de memória, para o aumento do desempenho do sistema. E o que tudo isso significa? Vamos por partes.

Cache é uma memória temporária de alta velocidade que o computador utiliza para agilizar tarefas, intermediária entre o dispositivo de processamento e o de armazenamento dos dados. Sua vantagem está em privar o sistema de recorrer ao dispositivo de armazenamento, mais lento, para a leitura de dados de acesso freqüente. É método que os navegadores da Internet utilizam para que páginas acessadas com freqüência sejam carregadas mais rapidamente em visitas futuras — neste caso, o cache é realizado no disco rígido.

Um recurso para deixar suas tarefas no Windows Vista muito mais ágeis.O Windows Vista, assim como as suas versões anteriores, também usufrui desse recurso. Ele reserva certo espaço do disco rígido para isso, o qual é conhecido como memória swap. A função do ReadyBoost é simplesmente a de aprimorar o uso dessa memória. Tendo em vista que dispositivos de memória flash têm, em média, dez vezes mais desempenho para a leitura de dados que um disco rígido comum, o ReadyBoost faz com que o Windows Vista passe a utilizar esses dispositivos para a realização de tarefas pesadas e repetitivas. O ganho de desempenho é notável.

Como usá-lo?

É claro que tudo isso não ocorre por vontade própria. É necessário que usuário tenha em mãos um dispositivo compatível e o configure corretamente. O dispositivo deve atender as seguintes exigências:

 

  • Ter capacidade mínima de 256 MB.
  • Suportar o protocolo USB 2.0.
  • Ser capaz de fazer leitura com velocidade de 3.5 MB/s escrita a 2.5 MB/s.
  • Ter no mínimo 64 MB de espaço disponível.


Para configurá-lo, siga as etapas abaixo:

1. Insira o dispositivo em seu computador. A tela de Reprodução Automática, por padrão, deverá ser exibida. Caso isso não ocorra, acesse a opção Computador no Menu Iniciar, clique com o botão direito sobre a unidade do dispositivo inserido e selecione Abrir Reprodução Automática. Uma tela semelhante a esta deverá ser exibida:

Um ótimo recurso para se obter desempenho no Windows Vista.

2. Clique em Acelerar meu sistema usando Windows ReadyBoost.
3. Na tela que surgir, marque a caixa Usar este dispositivo e informe o espaço que deseja utilizar, como mostra a figura abaixo:

A configuração é muito simples, não tem erro!

4. Clique em OK e esteja pronto para seu Windows Vista turbinado!

Quando precisar retirar o dispositivo do computador, basta desconectá-lo sem problemas. Apenas a memória cache utilizada no dispositivo para aprimorar o desempenho do sistema será desabilitada. Você não irá perder dados, tampouco prejudicará o sistema.

Vale ressaltar que esses dispositivos de memória flash possuem uma vida útil e usando o ReadyBoost  constantemente pode fazer com essa vida útil diminua drasticamente.

Confira também alguns softwares para otimizar o Windows Vista:
($InsereProgs$)($CODInsereProgs$)52842,50376,50333,52317,51085($/CODInsereProgs$)

Cupons de desconto TecMundo: