Sabe todas aquelas piadas, memes e emojis que você e seus amigos trocam durante uma conversa por chat? No futuro, é possível que as pessoas nem mesmo precisem se preocupar em compartilhar isso: o próprio aplicativo de mensagens vai mandar elas em seu lugar, se depender de um novo projeto da Microsoft.

A novidade é resultado do trabalho de um grupo de pesquisadores da Microsoft Research. Seu aplicativo, que vem com o nome CAHOOTS, sugere, em resumo, uma série de imagens engraçadas quando você está conversando com pessoas, adaptando suas sugestões constantemente, de acordo com o texto digitado.

Embora não seja capaz de escolher os memes por si mesmo, o software compensa com a capacidade de usar imagens de diversos serviços para acelerar o processo de encontrar uma piada. Além disso, ele também é capaz de gerar memes automaticamente, usando sites especializados na criação dessas imagens.

O segredo para ser mais engraçado

“Mas será que funciona mesmo?”, você pergunta. Ao que um teste feito com 738 pessoas indica, a resposta é “sim”. A maioria deles, segundo o documento divulgado pela Microsoft, disse ter achado que usar o CAHOOTS era mais divertido do que usar um simples sistema de chat – tudo porque o programa os ajudou a expressar melhor seu próprio senso de humor.

Não limitando-se a isso, a equipe também pretende utilizar uma versão adaptada dessa ferramenta com o envio de emails. Entretanto, essa é uma aposta um pouco mais complicada, já que “nem sempre é apropriado sugerir uma imagem engraçada para um email”, disse Miaomiao Wen, uma das integrantes da pesquisa.

É importante notar, por fim, que ainda não há uma data específica para a chegada do CAHOOTS no mercado. Usos previstos para ele, contudo, incluem os sistemas de comentários em redes sociais como Facebook e Twitter; resta aguardar para ver se isso vai mesmo sair do estágio conceitual.

Cupons de desconto TecMundo: