Uma batida eletrônica, uma mulher falando em espanhol, pessoas fantasiadas ou mascaradas, uma voz grave anunciando “then do the Harlem Shake” e então danças bizarras tomam conta de toda a tela. Se você se conectou à internet no mês de fevereiro, é bem provável que já tenha visto um vídeo com essas características.

Esse é o fenômeno Harlem Shake, um meme que se espalhou rapidamente pela web e que usa como base a música do artista Baauer, postada no Soundcloud em 17 de maio de 2012. Depois de passar quase que despercebida por cerca de nove meses, a música virou o "novo Gangnam Style" e é hoje a mais vendida no iTunes em vários países do mundo.

Além disso, o vídeo original da dança, feito por um vlogger que não tem qualquer ligação com Baauer, já foi visto quase 14 milhões de vezes em pouco mais de duas semanas, dando origem à mais nova febre da internet. Enfim, origens esparsas e quase desconhecidas dão um ar de “meme genuíno” ao Harlem Shake.

E tudo começa com um vídeo bizarro

A música de Baauer já havia sido lançada há quase nove meses quando um vídeo apareceu no canal do vlogger Filthy Frank. Ele foi a chama que acendeu um verdadeiro rastilho de pólvora e acabou explodindo em milhares de paródias feitas por pessoas de todos os tipos ao redor do mundo.

Nos quase 40 segundos de vídeo (que você confere no início deste artigo), Frank, com a fantasia cor-de-rosa, está acompanhado de outras três figuras fantasiadas de maneira bizarra, e todo eles fazem uma dança no mínimo curiosa. Postado em 2 de fevereiro, o vídeo conta atualmente com 13,9 milhões de visualizações e foi o primeiro a sugerir uma coreografia para o “Harlem Shake” de Baauer.

O vídeo postado no início de fevereiro é a versão completa do que apareceu em uma compilação do canal Frank, que foi ao ar em 31 de janeiro deste ano.

“Então faça o Harlem Shake”

Voltando um passo atrás de Filthy Frank, o “pioneiro” do meme Harlem Shake, está a canção de Baauer. A música do artista nova-iorquino usa como sample a música “Miller Time”, lançada em 2001 pelo grupo estadunidense de hip-hop Plastic Little. Aos 3:50 minutos do vídeo abaixo é possível ouvir Jayson Musson, um dos vocalistas da banda, dizendo “then do the Harlem Shake”.