Os 15 melhores programas para Android de 2013

9 min de leitura
Imagem de: Os 15 melhores programas para Android de 2013

A Google Play conta com mais de 1 milhão de aplicativos disponíveis. Com tantos programas assim, filtrar as melhores opções em qualquer categoria pode ser algo bastante trabalhoso. Se você tem certa experiência com o mundo Android, certamente já sabe disso; afinal de contas, basta pesquisar por um programa para anotações, por exemplo, para encontrar mais de uma centena de alternativas diferentes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Aqui no Baixaki nós analisamos dezenas de aplicativos diariamente, tudo para identificar os pontos positivos e negativos dos softwares e ajudar na hora de você avaliar o que vale a pena baixar em seu aparelho Android.

Com tanto trabalho e essa enorme quantidade de opções, nada mais justo do que reunirmos em uma relação os melhores programas de 2013. Confira o melhor antivírus, as câmeras e editores de imagens mais bacanas ou o mais funcional player de áudio online lançado no ano.


Digg Reader

Gratuito
Android 2.2+


Uma das principais funções dos portáteis é nos deixar conectados e por dentro de tudo o que acontece no mundo. Ter acesso às notícias na hora certa é algo importante, principalmente para estudantes e profissionais que precisam saber de tudo em primeira mão.

Para essa galera, o Digg Reader pode ser uma alternativa interessante para ficar por dentro das notícias do mundo – e também com foco naquilo que realmente lhe interessa. Ele é capaz de trazer tudo para você com rapidez e de maneira muito organizada, com uma interface limpa e amigável.

Além disso, ele deixa que você insira fontes de informações e permite que os feeds sejam distribuídos em pastas totalmente personalizadas. Com isso, a organização do Digg fica com a sua cara.


VSCO Cam

Gratuito
Android 4.0+


Fotografias no maior estilo vintage – e que têm tudo a ver com as câmeras analógicas – são o grande destaque do VSCO Cam. Para agradar os saudosistas de plantão, o software conta com cerca de dez filtros diferentes para você trabalhar.

O legal é que você pode tirar fotos novas ou então editar as imagens da sua galeria. Além disso, é possível ajustar a intensidade dos filtros, ou seja, as fotografias ficarão exatamente do jeito que você quiser.


Camaringo

Pago
Android 2.2+


Falando em fotos caprichadas, se você curte efeitos retrô, mas procura um aplicativo ainda mais completo, o Camaringo pode ser a escolha ideal. O programa conta com uma quantidade enorme de filtros, molduras e efeitos para você adicionar às imagens.

Dessa forma, além de dar cores novas à imagem, aqui você também realiza edições simples, como recorte, por exemplo, e insere as fotografias em molduras que são capazes de dar uma nova cara para os seus registros.

O mais bacana, contudo, fica por conta do momento em que as fotografias são tiradas. É que você pode fazer as fotos já utilizando tais ferramentas, assim você consegue ver como a imagem ficará antes mesmo de bater a fotografia.


CamWeather

Gratuito
Android 2.3+


Esteja nublado ou um sol de rachar, o fato é que não tem um jeito melhor de iniciar uma conversa do que começar falando do clima. “Será que chove?” e “Ainda bem que saiu um solzinho” são frases campeãs de audiência nos elevadores – e você pode levá-las também para as redes sociais.

A ideia é mostrar pra galera onde você se encontra e como está o clima. Para isso, basta tirar uma foto retratando o céu, por exemplo, deixando que o app adicione informações climáticas. Depois, é só compartilhar a imagem no Facebook e se divertir!


Sidebar Lite

Gratuito
Android 2.1+


O Sidebar Lite vem para deixar um pouco mais fácil a navegação entre os principais programas do seu dispositivo Android. O que ele faz basicamente é inserir uma barra de atalhos lateral, aumentando ainda mais as opções de acesso aos seus aplicativos favoritos.

O bom é que ela pode ser acessada a qualquer momento; basta arrastá-la de “fora” para dentro da tela. Além disso, vale destacar que é você quem personaliza totalmente quais programas terão os seus atalhos inseridos na barrinha.


Google Keep

Gratuito
Android 4.0+


Tudo bem que muitas das nossas melhores ideias aparecem somente no chuveiro, mas há também momentos de luz quando estamos no ônibus ou na fila do cinema. Nessas horas, nada melhor do contar com um aplicativo como o Google Keep para anotar tudo diretamente no smartphone, pois assim você não vai se esquecer de mais nada.

O aplicativo tem a assinatura da Google e funciona de forma semelhante ao popular Evernote. Você pode criar anotações escritas, capturar imagens e até mesmo criar arquivos de voz, narrando um lembrete para que você mesmo escute em um momento oportuno.

E você não precisa nem estar com o celular no bolso para checar as suas notas, pois o programa conta com uma plataforma web que permite a você acessar as informações de qualquer computador por meio do site oficial do serviço.


Google Play Banca

Gratuito
Android 2.2+


Para quem gosta de ler no Android, uma boa pedida é o Google Play Banca. O software funciona como um repositório, reunindo informações de diversos sites, blogs e, é claro, algumas famosas publicações nacionais e internacionais.

O serviço veio para unificar as ferramentas de dois outros programas desenvolvidos pela Google: o Google Currents e o Google Play Revistas. Aqui você encontra informações sobre negócios, atualidades, carros, entretenimento e vários outros assuntos.

Além de permitir a visualização de textos, o legal é que ele acessa também conteúdos de multimídia, ou seja, vídeos e arquivos de áudio também são processados – algo muito legal para que você acompanhe artigos com entrevistas, por exemplo.


Google Play Games

Gratuito
Android 2.2+


O Google Play Games é um aplicativo praticamente obrigatório para aqueles que curtem uma boa jogatina no aparelho Android. O software trabalha como um hub que permite a integração dos jogadores em uma plataforma desenvolvida pela própria Google. E o que isso significa?

Simples: por meio do programa você pode competir em partidas online contra outros gamers de todo o planeta. Ele conecta os jogadores utilizando a sua plataforma, ou seja, você participa de corridas em tempo real igualzinho está acostumado a fazer nos consoles de mesa, por exemplo. Desafios pelos melhores recordes e disputas por troféus e novas conquistas dentro dos games também acontecem diretamente no Google Play Games.


Superplayer

Gratuito
Android 2.1+


Nada melhor do que poder ouvir músicas do seu gênero preferido diretamente no Android e sem ter que baixar nada. Com o Superplayer, tudo isso é muito fácil. O aplicativo permite que você aponte a rádio que quer ouvir separando o conteúdo por gênero ou humor, por exemplo.

Tudo fica dividido em uma interface colorida e cheia de estilo. Os botões lembram muito os atalhos utilizados no Windows Phone 8 e as suas tiles. O software, no entanto, não é um player comum.

Nele você ouve tudo aletoriamente, ou seja, o programa também funciona como um amigo capaz de lhe dar boas dicas, apresentando novas bandas que têm tudo a ver com o seu estilo musical. São coisas novas, mas somente do tipo que você gosta.


Du Speed Booster

Gratuito
Android 2.1+


Se o seu Android vem perdendo desempenho nos últimos tempos, um otimizador pode ser de grande ajuda para que ele recupere a sua velocidade. O Du Speed Booster traz diversas ferramentas que trabalham nesse sentido, conseguindo eliminar arquivos temporários do aparelho e gerenciando aplicativos que ficam em constante funcionamento, por exemplo.

O melhor de tudo é que o programa pode ser usado tanto por usuários iniciantes como também pelos mais experientes. Assim, há funções que trabalham automaticamente para quem não quer se incomodar, como a limpeza periódica.

Em contrapartida, se você curte alternativas mais avançadas, vale destacar também que o programa traz diversas opções que só funcionam em gadgets rooteados, como um acelerador ou uma ferramenta que impede os aplicativos de rodarem no plano de fundo do seu gadget.


DashClock Widget

Gratuito
Android 4.2+


O DashClock Widget é um widget desenvolvido para trabalhar especialmente nas últimas versões do sistema Android. O que ele faz é trazer informações úteis diretamente na home screen do seu tablet ou smartphone.

Dessa forma, em vez de acessar aplicativos específicos para ver os emails, checar as horas ou ver quais alarmes estão em funcionamento, você pode simplesmente ativar a ferramenta que permite a visualização dessas informações no widget. Com isso, uma rápida passada de olhos já é suficiente para ficar por dentro de praticamente todas as notificações importantes do seu aparelho.


Tudo Gostoso

Gratuito
Android 2.3+


Que tal ter um livro com mais de 150 mil receitas guardado no seu bolso? É todo esse conteúdo que você encontrará no Tudo Gostoso, o aplicativo de receitas do site de culinária mais querido do Brasil.

A ideia é que você não fique sem ideias na hora de preparar o jantar. Isso porque, no meio de tantas opções, é impossível que você não consiga encontrar algo para fazer a qualquer hora e com os ingredientes que você tem à mão!

De quebra, não pense que você vai ficar perdido no meio dessas milhares de receitas, pois tudo é separado por categorias como Bolos e Tortas Doces, Sopas ou Massas, por exemplo. Você ainda pode buscar receitas e guardar as suas favoritas.


Malwarebytes Anti-Malware

Gratuito
Android 2.3+


Se você anda preocupado com a integridade das informações do seu Android, uma boa pedida é lançar mão de um antivírus que possa protegê-lo. Nessas horas, o Malwarebytes Anti-Malware surge como uma opção muito interessante.

O software funciona como um antivírus tradicional, trabalhando de forma praticamente automática – algo bem semelhante àquilo que você está acostumado a ver nos computadores. Assim, ele protege o seu Android trabalhando sempre em tempo real. Programas novos e antigos são sempre escaneados, por exemplo.

Além disso, ele também faz varreduras em todos os arquivos do seu gadget. Até mesmo as contas de serviços que rodam no aparelho são monitoradas contra tentativas de acesso não autorizado às suas informações.


Duolingo

Gratuito
Android 2.3+


Os que curtem utilizar o Android para conhecer novas línguas encontram no Duolingo uma ótima ferramenta de aprendizado. O software, com base também nos computadores de mesa, traz diversas ferramentas para ajudar você a evoluir rapidamente no seu novo idioma.

No Duolingo há diversas lições, todas separadas em seções e tarefas individuais. Além disso, há também testes mais difíceis e que inclusive são utilizados como nivelamento para quem já tem algum conhecimento na língua.

O legal é que até mesmo exercícios de pronúncia podem ser feitos com o programa. Nada como testar o seu francês enquanto aguarda na fila do buffet, não é mesmo?


Baidu Browser

Gratuito
Android 2.1+


Se você procura um navegador de internet diferente do que você está habituado, aqui vai uma boa alternativa. O Baidu Browser vem recheado de opções e é capaz de transformar a maneira como você navega na internet.

Funções como atalhos inteligentes para as suas páginas preferidas, gerenciamento de energia, sugestões de páginas populares e até mesmo uma opção para que você salve artigos para ler quando estiver desconectado estão presentes.

Senhas de acesso, navegação anônima e ajustes de luz para leitura também estão no leque de ferramentas do programa. De quebra, o Baidu Browser ainda conta com um motor de navegação próprio e que promete deixar a abertura de sites ainda mais rápida.

.....

E aí, curtiu a lista? Achou que faltou algum programa? Deixe a sua sugestão, mas lembre-se de que só valem aplicativos lançados em 2013. Ah, e vale destacar também que essa lista apresenta somente os melhores programas.

Se você curte uma boa jogatina no seu Android, não deixe de conferir as nossas outras relações que trazem os melhores jogos de 2013 separados por estilos, como games de corrida, de aventura ou com os esportes mais emocionantes que o seu gadget pode suportar.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.