Saiba o que rolou de melhor na primeira semana de fevereiro de 2011

8 min de leitura
Imagem de: Saiba o que rolou de melhor na primeira semana de fevereiro de 2011

A primeira semana de fevereiro chega ao fim e, com ela, está na hora de mais um artigo com o que rolou de melhor no Baixaki durante os últimos dias.

Para começar, os usuários do MSN 2009 foram obrigados a atualizarem para a versão 2011 do mensageiro instantâneo da Microsoft, numa medida imposta pela própria empresa. Além disso, outro evento agitou a semana: o lançamento do Honeycomb, a versão 3.0 do sistema operacional da Google para smartphones e outros dispositivos móveis. Se você perdeu, confira a cobertura minuto a minuto feita pelo Baixaki.

E muito mais passou por aqui. Tem versão nova do Chrome, jogos gratuitos com gráficos excelentes, conceito de celulares com tela flexível e de relógios solares futuristas, artigos que explicam como funciona a viagem no tempo, as tecnologias 3D e as telas feitas com OLED.

As próximas semanas também prometem, já que dia 14 começa a Mobile World Congress em Barcelona, na Espanha. Pois então, visite regularmente o Baixaki para conferir as novidades que forem aparecendo.

PROGRAMAS

Avast 6 Beta

Apesar de ainda ser Beta, a sexta versão do antivírus Avast é muito estável e eficiente, se mostrando como uma ótima alternativa para proteger o seu computador de vírus, trojans e outras pragas virtuais. Não é à toa que este é um dos programas mais baixados do Baixaki.

Por meio da função “Webrep”, o usuário pode constatar o nível de reputação de uma página carregada pelo Internet Explorer ou Mozilla Firefox. Assim, você fica sabendo quais páginas abertas podem oferecer perigo à sua máquina.

Além disso, essa versão traz o novo recurso “Auto Sand Box”, um módulo que permite testar um programa sem que ele precise ser instalado, uma espécie de disco virtual à parte do seu PC.

Google Chrome 9

Você provavelmente já conhece ou utiliza o Chrome, o navegador web desenvolvido pela Google e que já conquistou o seu merecido espaço na disputa dos browsers. Essa nova versão traz uma série de falhas corrigidas e novas funções, além de estar mais rápido e seguro que as versões anteriores.

Entre as novidades estão o suporte para a Chrome Web Store, WebGL e o Chrome Instantâneo, que retorna resultados de pesquisa assim que o usuário começar a digitar uma palavra-chave.

Antiprotector para Firefox

Sabe aqueles sites em que, ao clicar no botão para fazer o download de algum arquivo, uma tela aparece solicitando que você digite o número de celular para que o link do arquivo seja liberado? Pois então, se você está cansado delas, o Antiprotector é o que falta no seu navegador!

O software foi desenvolvido com a intenção de livrar os usuários de incômodos como esse. Com ele, você baixa arquivos tranquilamente e diminui as chances de colocar a segurança de seu computador em risco.

Camera Mouse 2011

Desenvolvido pelos pesquisadores das universidades Boston College e Boston University, o Camera Mouse 2011 foi desenvolvido com o objetivo de ajudar pessoas com problemas de coordenação motora nas mãos a usarem o computador. A ideia é abandonar o mouse e operar o computador com uma webcam e o movimento da cabeça.

Google Chrome Canary 11

Canary é uma versão secundária do Google Chrome, que tem como diferencial a aposta na disponibilização frequente de atualizações do navegador, com updates lançados semanalmente e, às vezes, em bases quase que diárias.

Por isso, o Canary foi feito para que você possa usá-lo como um navegador secundário, em constante desenvolvimento. Ele não pedirá, por exemplo, para que você o marque como browser padrão do sistema. Como ponto positivo está o alto desempenho do programa.

JOGOS

Crime Craft Bleedout

Com o fim da reserva mundial de petróleo, o mundo entrou em colapso e a crise trouxe a bandidagem e a criminalidade para as ruas. Essa é a história por trás de Crime Craft, um game gratuito e que possibilita ao usuário escolher entre quatro profissões para o seu personagem: alfaiate, armeiro, engenheiro ou químico, cada qual com as suas particularidades.

Além disso, Crime Craft Bleedout jogo possui oito modos de jogo, incluindo o frenético “Riot”, em que os usuários se enfrentam no melhor estilo “cada um por si e todos contra todos”.

Men of War: Assault Squad Second Beta

Mais um jogo ambientado durante a Segunda Guerra Mundial, um dos cenários que mais inspirou games durante a história dos jogos de video game e de computador. Men of War: Assault Squad foca as novidades no modo de jogo multiplayer online, mas ainda conta com um modo offline e single player, para quem gosta de se divertir sozinho, contra os inimigos controlados pelo computador.

Quando a segunda versão Beta do game foi lançada, os desenvolvedores prometeram liberar novos mapas e funcionalidades caso a marca de 20 mil downloads fosse atingida. E eles cumpriram a promessa, liberando um mapa da União Soviética, novinho em folha! Aproveite!

Football Superstars

Nessa espécie de Second Life do mundo futebolístico, você controla um personagem que precisa passear por cidades para construir uma carreira como um célebre jogador de futebol, fechando contratos, treinando e evoluindo. Além disso, você poderá interagir com parceiros e amigos reais dentro do game e que estão na mesma batalha pelo sucesso.

ARTIGOS

O tamanho do Orkut no Brasil

Para o brasileiro, Orkut é sinônimo de rede social. Por mais popular que o Facebook tenha ficado, principalmente depois do sucesso feito pelo filme sobre a história da criação de Mark Zuckerberg, o Orkut ainda continua sendo a rede favorita dos brazucas! Confira na matéria um pouco da história do Orkut e do uso que fazemos dele.

Adaptadores para dois chips em um celular

Com o desbloqueio de celulares garantido pela Anatel e as ofertas de diferentes operadoras de telefonia celular, ficou fácil encontrar pessoas com mais de um número de telefone móvel. Mas como nem todo aparelho suporta o uso de dois simcards simultaneamente, o Baixaki resolveu testar produtos que prometem adaptar os aparelhos para funcionarem com dois chips. Confira a nossa análise!

IPcalipse: a internet está pequena demais para nós todo

Entenda como funcionam os números IPs e descubra por que os números disponíveis estão acabando. Aproveite e fique por dentro dos detalhes do IPv6, a tecnologia que promete solucionar esse caos virtual.

Tecnologia OLED: como ela vai revolucionar as telas

Fonte da imagem: Samsung

As telas criadas com LED Orgânico (OLED) são mais finas e possuem uma qualidade de imagem surpreendente e, agora, começaram a ser empregadas também em celulares, videogames portáteis e outros dispositivos. Saiba mais sobre a tecnologia e entenda como ela vai revolucionar op mundo dos eletrônicos!

Viajar no tempo é possível?

Fonte da imagem: Wikipedia

A viagem no tempo é um tema comum em filmes e literatura de ficção científica. Mas será que a ideia é assim tão fantasiosa? Saiba que físicos conceituados levam o assunto muito a sério e que talvez a viagem no tempo não seja impossível, como acreditam alguns. Na verdade, o planeta Terra já tem o seu primeiro viajante do tempo, que está alguns milésimos de segundo no futuro.

O que Thomas Edison previu para 2011 há 100 anos?

Fonte da imagem: Wikimedia Commons

Até hoje consideramos Thomas Edison como um dos maiores nomes da ciência e da tecnologia. Falecido em 1931, suas invenções ainda fazem parte de nosso cotidiano e são de suma importância para a sociedade. Um dos fatos mais interessantes relacionados ao inventor aconteceu em 1911, quando ele publicou um artigo com previsões para a tecnologia que existiria cem anos após aquele texto. E já que aqui estamos, em 2011, que tal conferir quais previsões Edison acertou?

Como funcionam os diferentes tipos de 3D

O 3D deixou de ser de uso exclusivo de salas de cinema. Agora você pode ter uma televisão com suporte para a tecnologia e, em breve, até telefones celulares e videogames portáteis com gráficos que saltam a alguns centímetros do rosto.

Para não ficar perdido na hora de escolher algum desses aparelhos, confira o artigo que o Baixaki preparou para você, em que explicamos quais são os principais tipos de 3D e como eles funcionam.

Como o governo do Egito conseguiu derrubar a internet de todo o país


Fonte da imagem: Reprodução/The New York Times

Nos últimos dias o Egito se tornou o grande destaque das notícias em jornais ao redor do mundo. Mas desta vez o que chama a atenção não são suas maravilhas faraônicas nem a cultura que atrai tantos turistas, mas sim a revolta popular que se instalou no país desde o dia 25 de janeiro, com a tentativa de provocar a renúncia de Hosni Mubarak, presidente do país há 30 anos.

Como resposta, o governo do Egito respondeu com violência e com a interrupção dos serviços de internet do país. Mas como foi possível impedir que uma nação toda acessasse a internet? Leia o artigo e descubra!

NOTÍCIAS

Conceito de celular com tela flexível


Fonte da imagem: Design Buzz

O designer britânico Philip Pearce criou um conceito de celular com tela flexível indestrutível, feita com o material do momento, o grafeno. O Flexiphone conta também com uma bateria orgânica que permite uma recarga extremamente rápida, com a possibilidade de ser recarregada completamente em apenas 30 segundos.

Conceito de celular com tela widescreen de 4,6 polegadas

Fonte da imagem: Yanko Design

O designer Jason Wang acaba de desenvolver um novo estilo de aparelho. Batizado de E2, o celular de traz uma ergonomia diferenciada, em que os botões, entradas para fones e alto-falantes ficam nas laterais maiores do aparelho, dando a ele uma tela ainda maior para você conferir qualquer conteúdo.

Carteira biométrica com reconhecimento de digital

Fonte da imagem: Dunhill

A Dunhill de Londres acaba de lançar uma carteira que ajuda a prevenir furtos: a Biometric Wallet conta com um sistema que abre apenas com a sua impressão digital e a de mais ninguém. Além disso, a carteira é feita com uma fibra de carbono muito resistente e conta com um sistema muito interessante: conectada ao seu celular por meio de uma conexão Bluetooth, um alarme dispara caso a carteira esteja a mais de cinco metros de distância de você.

Relógios solares com design futurista

Fonte da imagem: Olivier Demangel

Os fãs de relógios de pulso que se preparem : os três modelos futuristas apresentados neste artigo são um conceito do designer Olivier Demangel. E além de bonitos, os relógios dariam uma mãozinha para o meio ambiente. A razão é que os relógios seriam equipados com células solares integradas, dispensando assim o uso de baterias e, de quebra, colaborando para deixar o display com um aspecto todo especial. Confira!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.