Já que hoje em dia a Internet gira muito em torno de computação nas nuvens (cloud computing) e trocas de arquivos, os serviços de hospedagem vêm crescendo bastante. Alguns deles se destacam mais, em primeiro lugar por terem aparecido e crescido antes que os outros e, em segundo lugar, por serem realmente melhores e mais práticos.

Por isso, nessa comparação, escolhemos dois dos serviços de hospedagem mais famosos e acessados: o Megaupload e o Rapidshare. Será feita uma porção de testes e descrições de cada um, para mostrar a você quais as vantagens e desvantagens de cada um, usando tanto a versão gratuita como a versão paga.

 

O Rapidshare definitivamente é o serviço gratuito (e pago também) para hospedagem de arquivos mais famoso que existe. Foi um dos pioneiros nesse estilo prático e rápido para enviar qualquer tipo de arquivo.

Isso porque, desde sempre, o site mantém seu layout simples em que se vê a logo no meio e um campo para procurar por algum arquivo seu e enviar. Após aguardar o tempo de envio, você é redirecionado para uma página com dois links: um para compartilhar com outras pessoas o que você hospedou e outro para excluir o arquivo do site.

Limitações para hospedagem gratuita: caso você simplesmente queira usar o Rapidshare para compartilhar algumas fotos ou um trabalho com seus amigos, é possível usar o upload sem nenhum cadastro (anônimo). Ou seja, é aquele que você simplesmente abre a página e envia um arquivo.

Entretanto, essa falta de cadastro traz algumas limitações: os arquivos não podem ser maiores do que 200 MB, só podem ser baixados 10 vezes e, caso não sejam baixados por mais de 90 dias, são excluídos do servidor.

Collector´s Zone: há uma área no Rapidshare chamada Collector´s Zone. Não pude descobrir como é feito o cadastro, pois o site simplesmente parece não ter uma área para isso e nem explica onde é possível fazê-lo. Mas, segundo o serviço, é muito semelhante ao upload anônimo.

A diferença é que os seus arquivos nunca são excluídos do servidor e não tem limite de downloads. Pelo contrário, quanto mais pessoas baixarem o arquivo, mais pontos você ganha (os chamados Rapidpoints). Depois é possível trocar esses pontos por prêmios e contas Premium.

Premium: as contas Premium são as pagas. Elas oferecem vários benefícios adicionais que não se tem quando é utilizado o serviço gratuito. Ao ser um assinante, quanto ao upload, você pode enviar arquivos de até 2 GB de tamanho e armazenar 500 GB (deixando o que você enviou no servidor para sempre). Já quanto ao download, é possível baixar quantos arquivos quiser ao mesmo tempo, até 80 GB por mês e na velocidade máxima, sem precisar esperar nada.

Fazendo download: para os usuários gratuitos basta clicar em Free User para ser redirecionado para outra página. Aí é só aguardar os 35 segundos e começar o download do arquivo. O Rapidshare é conhecido pela sua alta velocidade para downloads de qualquer tipo de arquivo. Entretanto, como usuário gratuito você é limitado a baixar uma certa quantidade a cada hora. Depois é necessário esperar para baixar mais arquivos.

Ferramentas: o serviço conta com três ferramentas: RapidShare Manager (para baixar vários arquivos e pausá-los, caso tenha uma conta Premium), RapidShare Uploader (envio mais rápido e prático de arquivos) e RapidShare Checker (ferramenta para checar quais arquivos ainda estão ativos, não tendo sido retirados do servidor).

Conteúdos extras: além da área de recompensas citada acima (sobre os Rapidpoints), o Rapidshare também tem uma área chamada RapidGames. Nela você encontra jogos demo, patches, mods etc.

 

 

Não é que o Megaupload não seja famoso, mas definitivamente não é tanto quanto o Rapidshare. Entretanto, já conquistou muito bem o seu espaço no meio dos serviços para hospedagem. Tem surpreendido muito a todos, com suas melhorias e capacidades enormes.

O layout não é tão simples quanto o Rapidshare, mas também não é complicado. Basta procurar pelo arquivo no primeiro campo, colocar uma descrição no segundo campo e clicar em Enviar. Caso queira mandar vários arquivos, clique em Carregador Múltiplo. Já para enviar emails convidando seus amigos a baixar o que você está hospedando, clique em Avançado e preencha os campos.

Limitações para hospedagem gratuita: essa hospedagem diretamente pela página inicial é a chamada anônima. Com ela, você não pode enviar arquivos maiores de 500 MB e o arquivo é excluído do servidor 21 dias após o último download, caso ninguém mais o tenha baixado.

Associação grátis: é uma área do site destinada a cadastros gratuitos para utilização do Megaupload. Ou seja, você deixa de ser um usuário anônimo. E são várias as vantagens que vêm junto: você pode enviar arquivos de até 2 GB e o arquivo fica disponível por até 90 dias depois da última vez que foi baixado (ao invés de somente 21).

Além disso, o tempo de espera para fazer downloads diminui de 45 para 25 segundos e você pode usar gerenciador de uploads e downloads para retomar transferências interrompidas. Mas há um limite de 200 GB para armazenar os arquivos que você enviou.

Premium: assim como no Rapidshare, o Megaupload também tem a sua parte para assinantes. E estes ganham uma porção de vantagens. Para começar, a velocidade é a melhor possível ao fazer downloads e/ou uploads. Você pode baixar vários arquivos ao mesmo tempo (sem esperar a contagem) e encontra bem menos anúncios na página do que de costume.

O envio de arquivos é ilimitado, ou seja, você pode enviar quantos GB quiser e eles nunca vão expirar e ser apagados do servidor. Conta com um programa de pontos para trocar por meses de assinatura e dinheiro (a cada download de um arquivo seu, você ganha um ponto). 

Também tem algo muito interessante, chamado Intercâmbio de Tráfico. A cada 1000 visitas que forem para o Megaupload de um link seu, você ganha uma espécie de redirecionamento de 1000 visitas direto do serviço para o seu site.

Fazendo download: ao abrir o link do download, primeiro é necessário digitar os caracteres da imagem. Depois, abrirá uma página para aguardar 45 segundos (para anônimos) ou 25 segundos (para usuários com conta grátis).

Ferramentas: Mega Manager (gerenciador de downloads e uploads que permite pausar e começar de onde parou a transferência), Mega Toolbar (barra de ferramentas que pode ser instalada no seu navegador para ter acesso fácil aos uploads) e Filebox (aplicativo para instalar em seu blog ou site, para que todos vejam e baixem os arquivos diretamente dele).

Conteúdos extras: o serviço conta com um top 100 dos programas freeware e shareware mais baixados nas últimas semanas (diretamente do Megaupload, claro).


Comparação dos dois serviços

 RapidshareMegaupload
Tamanho de arquivo para conta anônima200 MB500 MB
Tamanho de arquivo para conta grátis200 MB2 GB
Tamanho de arquivo para conta Premium2 GBIlimitado
Capacidade para conta grátisIlimitado para Collector200 GB
Capacidade para conta Premium500 GBIlimitado
Velocidade upload (grátis) - com banda larga de 3 MB25 KB/s18 KB/s (mas a ferramenta é estranha e não condiz com o envio)
Velocidade download (grátis) - com banda larga de 3 MB265 KB/s (com picos de velocidade máxima)190 KB/s
Tempo de espera35 segundos45 seg. para anônimos e 25 seg. para conta grátis
Duração do arquivo no servidor (grátis)90 dias (ou 10 downloads do arquivo que você enviou)21 dias para anônimos / 90 dias para conta grátis

Pausar e continuar (download/upload)

Somente Premium

Com gerenciador para conta grátis

● ● ● ●

Conclusão: ambos os serviços são muito bons. O Megaupload sai na frente porque tem muito mais capacidade para enviar arquivos grandes e oferece espaço ilimitado para contas premium. Além disso, permite que se possa pausar os downloads e uploads com um gerenciador.

O Rapidshare também tem as suas vantagens, como ser muito mais simples, prático e rápido (realmente rápido). Claro que o Megaupload apresenta características melhores, mas a experiência varia de pessoa para pessoa.

E você caro usuário. De todos os serviços de hospedagem que conhece, de qual você gosta e utiliza mais? Conte para nós.

Cupons de desconto TecMundo: