Vídeo demonstra trajetória de partículas viajando pela Terra

1 min de leitura
Imagem de: Vídeo demonstra trajetória de partículas viajando pela Terra

O vídeo acima parece uma tela viva, pintada por ninguém menos do que Vincent van Gogh. Ao observar a forma como as cores se movimentam sobre o globo terrestre, é quase impossível não se lembrar do quadro “A Noite Estrelada”, que recentemente foi recriado com fotos tiradas pelo telescópio Hubble. Porém, o que podemos ver no vídeo embarcado neste artigo é algo tão impressionante quanto a arte: a ciência.

Compilado pela NASA, esse pequeno filme mostra como se movimentam determinadas partículas em nosso planeta. Em vermelho, por exemplo, podemos ver poeira sendo espalhada pelo vento. Já em azul estão as partículas de sal marinho, que viajam pela Terra com a ajuda de ciclones. Liberado de vulcões, o sulfato é exibido em branco, enquanto o carbono, em verde, é proveniente de incêndios e queimadas.

O vídeo demonstra como as partículas se movimentaram entre o período de agosto de 2006 a abril de 2007 e, apesar de tudo não passar de um modelo computadorizado, simulações como essas ajudam os cientistas a entender melhor o funcionamento do clima terrestre.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.