Conheça a única calculadora mecânica de bolso [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Conheça a única calculadora mecânica de bolso [vídeo]

Se você tomar como referência as calculadoras usadas nos dias de hoje, a máquina apresentada no vídeo acima pode parecer complicada e muito arcaica. No entanto, ela foi a primeira calculadora mecânica de bolso do mundo, idealizada na década de 1930 e lançada cerca de 20 anos depois.

O seu inventor se chama Curt Herzstark e o objetivo dele era tornar as operações matemáticas mais fáceis e acessíveis. Antes da criação dessa “maquininha”, as calculadoras mecânicas eram grandes como máquinas de escrever e o processo de utilização era um tanto quanto complicado.

Com a Curta, você simplesmente deve “montar” o primeiro número da operação na lateral da calculadora e depois o segundo. Para isso, você deve girar a manivela para escolher as unidades, depois posicionar a parte de cima da máquina nas casas numéricas superiores. Com isso feito, basta girar a manivela novamente para escolher os números certos — sendo que uma volta corresponde a uma centena, por exemplo.

Esta calculadora fez muito sucesso nas décadas de 1950 e 1960, pois vários profissionais que precisam realizar operações matemáticas rapidamente ”apelavam” para o método desenvolvido por Herzstark.

Fonte: YouTube

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.