Será que as engenhocas de James Bond funcionariam na vida real?

1 min de leitura
Imagem de: Será que as engenhocas de James Bond funcionariam na vida real?

(Fonte da imagem: Reprodução/SKYFALL)

O 23° filme do espião mais famoso do mundo, Skyfall, está para ser lançado e marcará os 50 anos de 007 no cinema. Portanto, é inevitável não fazer uma retrospectiva sobre a carreira, as mulheres e, claro, alguns acessórios fantásticos — como carrões superequipados e todo tipo de arma camuflada — utilizados por Bond, James Bond, ao longo de tantos anos.

E, para avaliar a possibilidade de que alguns dos inventos malucos que 007 já utilizou para aniquilar inúmeros inimigos — afinal, ele, inclusive, tem licença para matar! — pudessem existir na vida real, o pessoal do site npr decidiu conversar com o astrofísico Dr. Neal deGrasse Tyson, que verificou quais deles seriam viáveis e quais deles são simplesmente impossíveis. Confira algumas engenhocas:

Relógio magnético

No filme Com 007 Viva e Deixe Morrer, de 1973, James Bond contava com um estiloso relógio de pulso capaz de produzir um campo magnético tão poderoso que conseguia desviar disparos de armas de fogo. Segundo DeGrasse, o acessório de 007 não funcionaria, já que as balas são feitas de chumbo e esse material não sofreria nenhuma influência. A não ser, claro, que as os projéteis começassem a ser produzidos com materiais como níquel, ferro ou cobalto.

Anel de alta frequência

Outra engenhoca utilizada por Bond foi um anel que, quando manipulado, era capaz de emitir sinais de alta frequência capazes de romper vidros e janelas. Segundo DeGrasse, embora seja bem difícil imaginar como seria possível montar um aparelho desses dentro de um pequeno anel, em teoria, essa curiosa arma até seria possível de construir.

O Aston Martin invisível

Você se lembra do Aston Martin dirigido por 007 em Um novo dia para morrer, de 2002, que se tornava transparente graças a inúmeras câmeras instaladas por toda a lataria e que projetavam imagens do ambiente e camuflavam o veículo? Dr. DeGrasse afirma que gostaria muito de ter um carrão desses — sim, só ele! — mas, com a tecnologia que temos disponível hoje em dia, os cientistas ainda não sabem como replicar o mesmo efeito visual.

E você, leitor, consegue se lembrar de mais algum acessório especial utilizado por James Bond e que você gostaria que existisse de verdade? Para ouvir a entrevista completa em inglês com o Dr. Neal deGrasse Tyson, acesse este link.

Fonte: npr

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.