Não deixe que os seus olhos sofram diante do computador

2 min de leitura
Imagem de: Não deixe que os seus olhos sofram diante do computador

(Fonte da imagem: Thinkstock)

Se você passa muitas horas diante da tela de um computador, deve estar familiarizado com a sensação de cansaço, ardor e vermelhidão nos olhos depois de um longo dia. Essa condição, conhecida como Síndrome da Visão de Computador, chega a afetar de 60 a 90% das pessoas que trabalham com esses equipamentos, além de também causar outros problemas, como dores de cabeça, visão embaçada, dores musculares etc.

Entretanto, além do tempo passado diante do computador, existem outros fatores que podem piorar o quadro, como a má postura, incidência de luz direta sobre a tela, o ângulo no qual o monitor está posicionado e até mesmo o fato de “usarmos” os nossos óculos dentro da gaveta em vez de diante dos olhos.

De acordo com o pessoal do site Greatist, embora seja pouco provável que a síndrome cause danos permanentes aos olhos, existem algumas coisinhas que podemos fazer para aliviar um pouco os sintomas. Confira:

Posicione o monitor adequadamente

A tela deve ficar diante do seu rosto e a um braço de distância do seu nariz. Além disso, posicione o monitor de modo que ele fique reto — e nunca torto ou de lado — e que o meio da tela fique entre 10 e 20 centímetros abaixo da altura dos seus olhos. Isso fará com que o seu pescoço e ombros fiquem mais relaxados enquanto você estiver digitando.

Cuidado com os reflexos

Assegure-se de ter cortinas ou persianas que impeçam a incidência direta de luz sobre a tela ou sobre os seus olhos. Além disso, verifique se o contraste e o brilho estão ajustados corretamente e, se necessário, instale um filtro antirreflexos no seu monitor.

Confira a iluminação do ambiente

Para comprovar se a iluminação no local no qual você costuma utilizar o computador é adequada, posicione as mãos sobre os olhos como se fossem a aba de um boné. Se você senti-los mais confortáveis, então é provável que a iluminação precise ser ajustada. Assim, tente experimentar luzes mais e menos intensas e com ângulos diferentes, para ver se os seus olhos reclamam menos.

(Fonte da imagem: Thinkstock)

Não se esqueça de piscar

Abrir e fechar os olhos constantemente ajuda na sua lubrificação e, se isso não funcionar, consulte um especialista e peça para que ele receite a você um bom colírio. E, se você vive ou trabalha em ambientes muito secos, experimente usar um umidificador de ambientes.

Limpe o monitor com frequência

O excesso de poeira pode influenciar na nitidez da tela, fazendo com que tenhamos que forçar mais os nossos olhos para ler ou realizar tarefas diante do computador.

Faça pausas periódicas

Levante-se, alongue a musculatura ou simplesmente olhe para outra direção a cada 15 minutos, para dar um tempo para que os seus olhos possam relaxar um pouco.

(Fonte da imagem: Thinkstock)

Consulte um oftalmologista

O fato de você sentir dores de cabeça, os olhos irritados ou enxergar tudo embaralhado no fim do dia também pode ser um sinal de que você precisa de lentes corretivas — ou dar uma renovada nos óculos que você já usa. Portanto, consulte um especialista com frequência para que ele possa checar como anda a saúde dos seus olhos.

Fonte: Greatist

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.