Aprenda a escolher o melhor lugar do cinema ou teatro

2 min de leitura
Imagem de: Aprenda a escolher o melhor lugar do cinema ou teatro

(Fonte da imagem: Thinkstock)

Se você adora ir a shows, peças de teatro e ao cinema, é provável que exista um ponto específico o qual você considera como o “lugar perfeito” para tirar o máximo proveito da experiência.

E, de acordo com o pessoal do site Gizmodo, esses espaços realmente existem. Tanto que eles consultaram alguns padrões e profissionais da área para descobrir quais são os lugares de ouro das salas de cinema e dos teatros, nos quais você poderá desfrutar da melhor acústica e ângulo de visão possível. Confira!

Cinema

O local que oferece o melhor ângulo de visão dentro de um cinema — de acordo com o padrão THX, que também leva em consideração o controle de reverberação e o isolamento acústico — são aqueles assentos que ficam a 36 graus a partir do último da sala.

(Fonte da imagem: Reprodução/THX)

Além disso, conforme sugere a SMPTE — sociedade norte-americana que reúne os profissionais da indústria cinematográfica e televisiva —, as linhas formadas pelas extremidades da tela não devem formar um ângulo superior a 30 graus, e o ideal é que a linha de visão fique 15 graus abaixo da linha horizontal central da imagem.

Com relação à acústica, o melhor lugar é aquele que os técnicos de som utilizam para calibrar os equipamentos, ou seja, bem no meio do cinema ou a dois terços do fundo da sala. Além disso, para amplificar o efeito estéreo, procure uma poltrona que não fique exatamente no meio da fileira, pois este é o ponto focal dos dois canais de áudio.

Teatro

Escolher o melhor lugar para assistir a uma performance ao vivo é um pouco mais subjetivo do que escolher onde se sentar em um cinema. Aqui, existem outras variáveis, como o tipo de peça ou apresentação a que você vai assistir, o seu gosto pessoal e a própria estrutura do teatro.

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikipedia)

Entretanto, os melhores lugares costumam ser aqueles localizados nas primeiras fileiras — entre a 5ª e a 12ª — e que ficam bem centralizados, posicionando o espectador na mesma altura de visão que o diretor da peça, ou seja, exatamente no ponto de onde a peça deveria ser assistida.

Aplique as mesmas técnicas em casa!

Que tal aplicar as sugestões dos especialistas e criar um verdadeiro e eficiente “Home Theater” em casa, distribuindo o seu equipamento de TV, som e vídeo de maneira que você tire o maior proveito possível da experiência?

(Fonte da imagem: Reprodução/THX)

Em primeiro lugar, nunca deixe de considerar as proporções do ambiente e o tamanho da tela da sua TV. Além disso, a forma como os móveis estão distribuídos também pode afetar o som e o ângulo de visão.

Assim, de acordo com o padrão THX, o seu aparelho de TV nunca deve ficar a uma altura que force você a olhar em um ângulo acima dos 15 graus do seu ângulo de visão. Além disso, para saber qual a distância ideal que você deve manter da tela, confira as sugestões abaixo:

  • 32”: aproximadamente 97 centímetros;
  • 35”: entre 105 e 150 centímetros;
  • 40”: entre 120 e 180 centímetros;
  • 50”: entre 165 e 230 centímetros;
  • 60”: entre 180 e 275 centímetros.

Fontes: Gizmodo, THX e SMPTE

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.