NASA revela que existem 4.700 asteroides potencialmente perigosos para a Terra

1 min de leitura
Imagem de: NASA revela que existem 4.700 asteroides potencialmente perigosos para a Terra

(Fonte da imagem: Reprodução/NASA)

De acordo com informações coletadas pela sonda espacial WISE da NASA, existem algo em torno de 4.700 asteroides que oferecem perigo potencial para a Terra. Esses objetos fazem parte de um subgrupo de corpos celestes maiores com órbitas próximas ao nosso planeta.

A WISE, sonda que coletou os dados, vem analisando o universo em infravermelho desde 2010. As novas descobertas fazem parte de um projeto chamado NEOWISE, que estuda as emissões de luz de 107 asteroides presentes em nosso sistema solar, fazendo previsões sobre o seu comportamento e o dos objetos que fazem parte de seu conjunto.

Estimativas

De acordo com a agência espacial, no total, esses grupos somam 4.700 asteroides, com uma margem de erro de aproximadamente 1.500 objetos. Também de acordo com a NASA, eles apresentam diâmetros de mais de 100 metros, sendo que apenas algo por volta de 20 a 30% deles foram localizados.

As informações coletadas pela sonda espacial revelaram, na verdade, que existe — pelo menos — o dobro de asteroides que realmente oferecem perigo à Terra do que se pensava anteriormente. Ainda falta encontrar muitos desses objetos, e a NASA deve concentrar seus esforços na missão de localizar os que poderiam causar mais danos em caso de impacto — ou ser destino de missões espaciais — durante as próximas décadas.

Fonte: NASA

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.