É possível recriar a gravidade no espaço?

1 min de leitura
Imagem de: É possível recriar a gravidade no espaço?

(Fonte da imagem: Reprodução/NASA)

Permanecer em um ambiente sem gravidade por muito tempo pode ser extremamente prejudicial para o organismo. Nossos músculos se atrofiam, os ossos ficam mais frágeis e os nossos fluidos corporais e pressão arterial ficam completamente malucos. Afinal, o nosso corpo foi projetado para ficar aqui na Terra, ancorado pela força da gravidade.

Existem muitos estudos e teorias nesse sentido, mas será que é possível recriar a gravidade no espaço para, assim, driblar todos esses efeitos sobre o nosso organismo?

Foguete ultrarrápido

De acordo com Jesse Allen, um astrofísico da NASA, isso seria possível se construíssemos uma nave espacial que viajasse a 9,81 metros por segundo. Isso faria com que as pessoas dentro da nave experimentassem uma sensação parecida à da gravidade, mas o problema seria dispor de combustível suficiente para viajar nessa velocidade.

Nave espacial giratória

Allen também sugere a construção de uma nave espacial giratória. Imagine que você está girando com um balde cheio de água nas mãos. Dependendo da velocidade com a qual você gira, não importa em qual posição está o balde: a água sempre ficará no fundo. Mas imagine uma nave funcionando com o mesmo mecanismo. Ela teria que ser bastante grande e girar a uma velocidade constante, sem contar que os viajantes provavelmente ficariam grudados às paredes externas do veículo.

Foguete recheado

A gravidade é uma força diretamente associada à massa. O site Wise Geek sugere a possibilidade de rechear um foguete com massa suficiente para que fosse possível criar um campo gravitacional próprio. Contudo, imagine o tamanho que uma nave dessas teria que ter!

(Fonte da imagem: Reprodução/NASA)

Buraco negro portátil

De acordo com o pessoal do site io9, uma opção também seria viajar com um buraco negro na bagagem. Eles são regiões do espaço onde a matéria se tornou tão densa que ela colapsa dentro dela mesma, atraindo tudo para o seu centro, inclusive a luz. Nossa galáxia, por exemplo, gira em torno de um buraco negro, e é essa imensa força de atração que mantém todos os planetas e demais corpos celestes ancorados.

Portanto, se fosse possível arrastar um mini buraco negro junto ao foguete, ele exerceria uma força suficiente que faria com que os viajantes dentro da nave tivessem a mesma sensação de gravidade que experimentamos aqui na Terra.

E você leitor, tem alguma sugestão de como poderíamos recriar a gravidade no espaço?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.